Procissão e Missa de Domingo de Ramos em Guassussê Orós CE
Seguindo os passos de Jesus no caminho da Cruz, fazemos memória de sua entrada em Jerusalém. A solene liturgia da Semana Santa, nos traz o mistério da nossa Fé
Os fiéis acompanharam, neste domingo dia (13) de abril, a procissão e a missa de Domingo de Ramos, realizadas pelo Padre Francisco Leiva. Que deu início a Semana Santa e simboliza a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém. Com uma celebração iniciada no Galpão de Feirante, com as leituras e benção dos ramos, a procissão seguiu até a Igreja Matriz da Imaculada Conceição no Centro de Guassussê, onde foi celebrada a Santa Missa.
Com cânticos de louvor e as leituras, os fiéis, juntamente com o Padre Leiva, Ministros e Coroinhas, percorreram com alegria o caminho em direção a Igreja. Com seus ramos, eles simbolizavam o caminho realizado por Jesus.
Para o Padre Leiva, essa época a litúrgico é um momento muito importante para os católicos. “É através da Semana Santa que nos vivenciamos todo o mistério da Paixão e morte de Jesus Cristo”.
Antes de dar o último suspiro Jesus disse: “Pai, perdoa-lhes estes pecadores, porque não sabem o que fazem!”
Em seu relato Padre Leiva comenta a atitude de pessoas como Herodes e os homens e mulheres que estavam pelo caminho do calvário. Herodes vê Jesus como um proporcionador de benefícios. Mas Jesus não é um mercador, mas sim alguém que age em nome do Pai.
Jesus morrendo entre dois bandidos. Ele nasceu entre animais, em uma estrebaria e suas primeiras visitas foram os pastores, gente impura para os judeus. Mais tarde chegam os magos, pagãos! Também ao longo de sua vida Jesus se relaciona continuamente com os desprezados da sociedade de seu tempo, os considerados impuros, como os cobradores de impostos, e os leprosos e pecadores.
Então, Jesus entra na cidade de Jerusalém dos patriarcas e dos reis sagrados, montado em um jumentinho; expressão da pequenez terrena. Ele não é um Rei deste mundo! Dessa forma, o Domingo de Ramos, mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Jesus Cristo.
Seguindo os passos de Jesus no caminho da Cruz, fazemos memória de sua entrada em Jerusalém. A solene liturgia da Semana Santa, nos traz o mistério da nossa Fé: “o mistério da paixão e morte e ressurreição”. Com os Ramos nas mãos, acolhemos aquele que, sendo Deus, vem a nós como humilde servidor.
![]() |
Procissão e Missa de Domingo de Ramos Foto Pascom de Guassussê |
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!