Ao Vivo

Últimos Posts

Evangelho de Jesus Cristo Um de Vós me Entregará

Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: "Em verdade, vos digo, um de vós me entregará". 

Evangelho de Jesus Cristo Um de Vós me Entregará

Foto Pascom de Guassussê



Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 13,21-33.36-38). Naquele tempo, estando à mesa com seus discípulos, Jesus ficou profundamente comovido e testemunhou: "Em verdade, em verdade vos digo, um de vós me entregará". 

Desconcertados, os discípulos olhavam uns para os outros, pois não sabiam de quem Jesus estava falando. Um deles, a quem Jesus amava, estava recostado ao lado de Jesus. irmão Pedro fez-lhe um sinal para que ele procurasse saber de quem Jesus estava falando. Então, o discípulo, reclinando-se sobre o peito de Jesus, perguntou-lhe: "Senhor, quem é?" 

Jesus respondeu: "É aquele a quem eu der o pedaço de pão passado no molho". Então Jesus molhou um pedaço de pão e deu-o a Judas, filho de Simão Iscariotes. Depois do pedaço de pão, Satanás entrou em Judas. Então Jesus lhe disse: "O que tens a fazer, executa-o depressa". Nenhum dos presentes compreendeu por que Jesus lhe disse isso. 

Como Judas guardava a bolsa, alguns pensavam que Jesus lhe queria dizer: "Compra o que precisamos para a festa", ou que desse alguma coisa aos pobres. Depois de receber o pedaço de pão, Judas saiu imediatamente. Era noite. Depois que Judas saiu, disse Jesus: "Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 

Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo. Filhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. Vós me procurareis, e agora vos digo, como eu disse também aos judeus: 'Para onde eu vou, vós não podeis ir'". 

Simão Pedro perguntou: "Senhor, para onde vais?" Jesus respondeu-lhe: "Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas me seguirás mais tarde". Pedro disse: "Senhor, por que não posso seguir-te agora? Eu darei a minha vida por ti!" Respondeu Jesus: "Darás a tua vida por mim? Em verdade, em verdade te digo: o galo não cantará antes que me tenhas negado três vezes". 

Palavras de Salvação 

Reflexão de Evangelho 

A ovelha tresmalhada mais perfeita do Evangelho é Judas: um homem que sempre teve uma amargura no coração, algo para criticar nos outros, sempre à parte. Não conhecia a doçura da gratuitidade de viver com todos os outros. E dado que está “ovelha” não estava satisfeita – Judas não era um homem satisfeito! - então fugia.  

Fugia porque era ladrão, outros são luxuriosos e outros... igualmente fogem porque têm a escuridão no coração que os afasta do rebanho. Estamos diante daquela vida dupla comum a tantos cristãos, e também, com dor, podemos dizer a sacerdotes e bispos. De resto, também Judas era bispo, foi um dos primeiros bispos. 

A ovelha tresmalhada. Pobrezinho! [...] Nós devemos compreender as ovelhas tresmalhadas. De fato, também nós temos sempre algo, pequenino ou não tão pequenino, das ovelhas tresmalhadas (Palavras do Papa Francisco). 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!