Evangelho de Jesus Cristo Tu te fazes Deus
Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque, sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!
Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 10,31-42). Naquele tempo, os judeus pegaram pedras para apedreja Jesus. E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar”? Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque, sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!”
Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: Eu disse: vós sois deuses? Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a Palavra de Deus, por que então me acusais de blasfêmia quando eu digo que sou Filho de Deus, eu, a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim.
Mas se eu as faça, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e eu no Pai”. Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles. Jesus passou para o outro lado do Jordão e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. Muitos foram ter com ele e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem é verdade”. E muitos, ali, acreditaram nele.
Palavras de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, a pressão dos chefes do povo sobre Jesus atinge grau elevada. Jesus, no entanto, ainda tenta conversar com seus adversários, na esperança de fazê-los refletir sobre o que estavam preste a fazer: matá-lo.
Eles argumentavam que o matariam por ele ter blasfemado: “Tu que és apenas um homem, te mostras como se fosse Deus”. O momento é grave, Jesus não divertindo um público fazendo graça. O que ele faz é reafirmar o que seus opositores já ouviram de sobra: “Saibam vocês e se convençam de que o Pai está presente em mim, e eu no Pai”.
Fatigado por discussões tão cansativas junto a interlocutores nada receptivos, Jesus vai ao “lugar onde antes João ficava batizado”. Conforta-se ao contatar que nesse lugar muitos se tornaram seus discípulos.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!