Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Mestre, esta mulher foi surpreendida em adultério

Mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultero. Colocando-a no meio deles! 

Evangelho de Jesus Cristo Mestre, esta mulher foi surpreendida em adultério
Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 8,1-11). Naquele tempo, Jesus foi para o monte das Oliveiras. De madrugada, voltou de novo ao templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultero. Colocando-a no meio deles, disseram a Jesus “Mestre, esta mulher foi surpreendida em fragrante adultério Moises, na Lei mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 

Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus inclinando-se começou a escrever com o dedo no chão. Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: Quem dentre vós não tiver pecado seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”.  

E tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. E eles, ouvindo o que Jesus sua falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho com a mulher que estava lá, no meio do povo. Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão ele? Ninguém te condenou?” Ela respondeu: “Ninguém Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir e, de agora em diante, não peques mais”. 

Palavra de Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, vimos que os Mestres está ansioso por “testarem Jesus e terem motivo de o acusar”, os chefes do povo parecem satisfeitos por tornar público um ato que se dá na intimidade. Pior: desejando que a adúltera seja apedrejada. O que diz o Mestre a esse respeito? Jesus abaixa-se, escreve no chão com o dedo, ouve repetidas vezes a mesma maliciosa pergunta.   

Com soberania ele se põe de pé e dispara a inesperada sentença capaz de provocar total reviravolta “Quem de vocês não tiver pecado, atire nela a primeira pedra”. Golpe certeiro. Desmantela a arrogância dos acusadores e faz cair de suas mãos as pedras destinadas ao homicídio. O Mestre, que veio para salvar e não para condenar, livra d morte a mulher, e aos doutores da Lei e fariseus, afundados nos pecados, dá a possibilidade de refletirem sobre seus atos e se converterem.  

Jesus tem um gesto sábia e uma boa resposta, que vêm atravessando os séculos, confirmando que ninguém está autorizado a matar uma pessoa por um pecado cometido ou um erro praticado. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.