Evangelho de Jesus Cristo Evitava andar pela Judeia
Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo!
Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 7,1-2.10.25-30). Naquele tempo, Jesus andava percorrendo a Galileia. Evitava andar pela Judeia, porque os judeus procuravam matá-lo. Entretanto, aproximava-se a festa judaica das Tendas. Quando seus irmãos já tinham, subido, então ele subiu para a festa, não publicamente, mas sim como que às escondidas.
Alguns habitantes de Jerusalém disseram então: “Não é este a quem procuram mata? Eis que fala em público e nada lhe dizem. Será que, na verdade, as autoridades reconheceram que ele é o Messias? Mas este nós sabemos donde é. O Cristo quando vier, ninguém saberá donde ele é”.
Em alta voz Jesus ensinava no templo, dizendo: “Vós me conheceis e sabeis de onde sou: eu não vim por mim mesmo, mas o que me enviou é fidedigno. A esse, não o conheceis, mas eu o conheço, porque venho da parte dele, e ele foi que enviou”. Então, queriam prendê-lo, mas ninguém pôs a mão nele porque ainda não tinha chegado a sua hora.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, por prudência, Jesus evita circular pela Judeia, já que os judeus “pretendia matá-lo”. Mesmo assim, vai a Jerusalém, “não publicamente, mas às escondidas”. Infelizmente, os chefes do povo quem emudecer aquele que tem palavra de vida eterna e acorrentar o libertador de tantos corações!
O mundo cometerá o grave erro de eliminar o Inocente, deixando livres os malfeitores. Contudo, a “Palavra de Deus não está algemada” (2Tm 2,9). Mesmo correndo perigo de vida, Jesus continua ensinando no Templo e, em voz clara, desafia seus ou “Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde sou?”
Segue reafirmando que conhece a Deus e vem de junto dele. Movimentam-se os chefes para prender Jesus, mas ainda não o conseguem: “Ninguém tira a minha vida; eu a dou livremente” (Jo 10,18). Jesus não se cala. E segue fiel ao projeto do Pai, convidando-nos a confiar naquele que “conforta os de Espírito abatido”.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!