Ao Vivo

Últimos Posts

Evangelho de Jesus Cristo Ele sabia que tinha chegado a sua hora

Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim! 

Evangelho de Jesus Cristo Ele sabia que tinha chegado a sua hora


Evangelho de Jesus Cristo segundo João (13,1-25). Era antes da festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a sua hora de passar deste mundo para o Pai; tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Estavam tomando a ceia. O diabo já tinha posto no coração de Judas, filho de Simão Iscariotes, o propósito de entregar Jesus. 

Jesus sabendo que o Pai tinha colocado tudo em suas mãos e que de Deus tinha saído e para Deus voltaria, levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura. Derramou água numa bacia e começou a lavrar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.  

Chegou a vez de Simão Pedro. Pedro disse: “Senhor, tu me lavas os pés?” Respondeu Jesus “Agora não entendes o que estou fazendo; mais tarde compreenderás”. Disse-lhe Pedro: “Tu nunca me lavarás os pés!” Mas Jesus respondeu: Se em não te lavar, não terás parte comigo”. Simão Pedro disse: Senhor, então lava não somente os meus pés, mas também as mãos e a cabeça”. 

Jesus Respondeu: “Quem já se banhou não precisa lavar senão os pés, porque já está todos limpo. Também vós estais limpos, mas não todos”. Jesus sabia quem o ia entregar, por isso disse: “Nem todos estais limpo”. Depois de ter lavado os pés dos discípulos, Jesus vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: “Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais Mestre, e Senhor e dizeis bem, pois eu sou. Portanto vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz”. 

Palavras de Salvação  

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho temos o relato da instituição da Eucaristia na última ceia. O sacrifício de Cristo constitui o novo memorial que é perpetuado em cada Missa por ordem do próprio Senhor. Esse gesto nos recorda que, ao comungar o corpo de Cristo entramos em comunhão com Cristo e com todos os que participam da mesma mesa. Somos digno da Eucaristia quando nos pomos a serviço.  

No Antigo Testamento, o dono da casa lavava os pés dos hóspedes em sinal de acolhida (GN 18,4). A exemplo de Abraão, que acolheu Deus na figura dos três homens que o visitaram, Jesus no gesto de lavar os pés dos discípulos, acolhe a toda a humanidade na casa de Pai.  

A esta altura, o Mestre, sabendo que vinha de Deus, tinha consciência de que estava prestes a voltava prestes a voltar para Deus e de que sua missão estava praticamente concluída nesta terra. O evangelista João narra a ceia e os gestos de Jesus e o vinho, como os outros evangelista. 

Jesus, durante a ceia, lava os pés e ensina seus discípulos a fazer o mesmo. Lavar os pés é símbolo de humildade e de serviço aos irmãos e irmãs. Da Eucaristia, portanto, brota o serviço fraterno em favor daqueles que necessitam. O serviço aos irmãos não é algo secundário, mas é memorial daquilo que o Jesus fez em favor dos discípulos e discípulas. O gesto de Pedro mostra que nem sempre estamos dispostos a nós ao serviço fraterno.  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!