Evangelho de Jesus Cristo Segue-me
Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me"
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 14,-15). Naquele tempo, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Levi, sentado na coletoria. Jesus lhe disse: “Segue-me”. Levi deixou tudo, levantou-se e o seguiu. Depois, Levi preparou em casa um grande banquete para Jesus. Estava aí grande número de cobrador impostos e outras pessoas sentadas à mesa com eles.
Os fariseus e seus mestres da Lei murmuravam e dizia aos discípulos de Jesus: “Por que vós comeis e bebeis com os cobradores de impostos e com os pecadores?” Jesus respondeu: “Os que são sadios não precisam de médicos, mas sim os que estão doentes. Eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores para a convenção”.
Palavras de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, quando Jesus viu um cobrador de impostos, disse lhe: “Segue-me”. Na época de Jesus, cobrador de impostos eram malvisto por estarem a serviço da autoridade romana: aproveitavam-se do ofício para enriquecer á custa do povo.
“Os fariseus e seus doutores da Lei” os tachavam de “pecadores”. Por isso, Jesus toma uma atitude ousada ao convidar um desses fiscais a fazer parte do grupo de seguidores. Ademais, aceita o convite para comer em sua casa, ocasião em que Levi se despede do passado e presta homenagem ao novo Senhor (Jesus).
Os fariseus, que classificam as pessoas como puras ou impuras, sentem-se provocados. Questionam Jesus, o qual esclarece sua missão: “Eu não vim char justos, e sim pecadores, para a convenção”. Levi é modelo do pecador arrependido e perdoado que se converte em apóstolo (Mateus).
A atitude de Jesus de sentar-se á mesa com os cobradores de impostos e os pecadores é sinal da sua infinita misericórdia. Irmãos e irmãs, em nosso trabalhos pastorais, não podemos deixar de lado o dever missionário de chamar as pessoas afastadas da Igreja, para seguir a Jesus Cristo.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!