Evangelho de Jesus Cristo, não vim abolir a Lei e os Profetas
Disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 5,17-19). Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade eu vos digo, antes que o Céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
Moises pede que o povo seja sensível às maravilhas que Deus operou em seu favor e que, além de cumprir os mandamentos divinos, os ensine a seus descendentes. No Evangelho, Jesus nos ensina a praticar seus mandamentos. Nossa observância da vontade de Deus é a resposta esperada ao seu profundo amor por nós.
Jesus vem para respeitar e levar a pleno cumprimento a Lei e os Profetas, isto é, as Escrituras Sagradas. Não lei deformada e decadente que predominava na época de Jesus e que ele procurava corrigir, mas a verdadeira Lei, a Lei que os Profetas sempre lembram e ensinaram.
Então os discípulos de Jesus podiam ficar tranquilos: ele não veio para eliminar as Escrituras; veio para cumprir e ensinar a vontade do Pai, da qual ele é o intérprete fiel definitivo. Graça de Deus E as parábolas comprovam que o Pai Celeste que é espera que perdoemos “de coração” aos nossos semelhantes.
O Senhor mostrou-nos isto ao dar a vida na cruz e perdoando os seus assassinos (cf. Lc 23, 34). E confiou-nos o mandamento que lhe é mais querido: que nos amemos uns aos outros como Ele nos amou (cf. Jo 15, 12). Este é o amor que completa a Lei, a fé, a vida verdadeira (Papa Francisco).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!