Evangelho de Jesus Cristo Geração má, ela busca um Sinal
Disse Jesus, esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 11,29-32). Naquele tempo, quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os nínivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração.
No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens deste geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, Jonas era um profeta de Israel, e Salomão ficou famoso por sua admirável sabedoria. Jesus é maior do que eles, mas não encontra acolhimento entre seus contemporâneos. Essa geração é “mal” por sua falta de fé. Elas pede sinal, mais ignora as numerosas obras boas que Jesus realiza em seu meio.
A rainha de Sabá, pagã, fez longa viagem para ouvir o sábio Salomão (Rs 10). O profeta Jonas não fez milagres em Ninive; no entanto, sua presença e pregação levaram o povo de Ninive a se converter para Deus. Pois bem, tanta a rainha de Sabá como os ninivitas irão depor contra a geração do tempo de Jesus, que é o maior dos profetas, o Rei e o Sábio por excelência.
A busca por sinais extraordinários sempre facinou certos grupos religiosos. O Evangelho nos convida a perceber os sinais de Deus nos “sinais dos tempos”, que surgem no dia a dia da comunidade e da sociedade e nos convidam à conversão. Como Nínive ao ouvir a pregação de Jonas, se dispuseram a mudar de Vida.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!