Evangelho de Jesus Cristo Amarás o Senhor teu Deus
Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, o Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração”
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 12,28-34). Naquele tempo, um escriba aproximou de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, o Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de todo a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo com a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”.
O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, mestre! Na verdade, é como disseste: ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente e com toda a força e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”.
Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, o escriba observar como Jesus interpretava com propriedade a Escritura, ele busca solução para uma questão muito debatida. Dentre grande número de preceitos, o que, de fato, é o mais importante para Deus segundo a tradição de Israel? Jesus, com precisão e cadência, recorda ao povo de Israel que seu único Senhor é Deus, e não os dirigentes que exploram o povo.
Na antiga aliança não havia um só mandamento, e sim dois o amor a Deus era inseparável do amor ao próximo. Não se pode honrar a Deus, ignorando o ser humano. Esses dois mandamentos favoreciam a criação de uma sociedade de iguais.
A sua prática era a preparação para a plena realidade do Messias, que elevará o nível de exigência do amor ao próximo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. (Jo 15,12). O amor a Deus e o amor ao próximo são os dois pilares da vida Cristã.
O dinamismo da vida é o amor que tece as relações entre os homens, lavando todos aos encontros, confrontos que geram uma sociedade cada vez mais justa e mais próxima do Reino de Deus. O amor a Deus é inseparável do amor aos irmãos e irmãs.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!