Evangelho de Jesus Cristo uma mulher há doze anos, estava com hemorragia
Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pês e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 5,21-43). Naquele Tempo, Jesus atravesou de novo, numa barca, para a outra margem . Uma numerosa multidão se reuniu junto dele, e Jesus ficou na praia. Aproximou-se, então, um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo. Quando viu Jesus, caiu a seus pês e pediu com insistência: “Minha filhinha está nas últimas. Vem e põe as mãos sobre ela, para que ela sare e viva”!
Jesus então o acompanhou. Uma numerosa multidão o seguia e o comprimia. Ora, achava-se ali uma mulher que, há doze anos, estava com uma hemorragia; tinha sofrido nas mãos de muitos médicos, gastou tudo o que possuía e, em vez de melhorar, piorava cada vez mais. Tendo ouvido falar de Jesus, aproximou-se dele por detrás, no meio da multidão, e tocou na sua roupa. Ela pensava: “Se eu ao menos tocar na roupa dele, ficarei curada”. A hemorragia parou imediatamente, e a mulher sentiu dentro de si que estava curada da doença.
Jesus logo percebeu que uma força tinha saído dele. E, voltando-se no meio da multidão, perguntou: “Quem tocou na minha roupa?” Os discípulos. Disseram: “Estás vendo a multidão que te comprime e ainda perguntas: Quem me tocou?” Ele, porem, olhava ao redor para ver quem havia feito aquilo. A mulher, chei de medo e tremendo, percebendo o que lhe havia acontecido, veio e caiu aos pés de Jesus, e contou-lhe toda a verdade. Ele lhe disse: “Filha, a tua fé te curou. Vai em paz e fica curada ainda falando quando chegaram alguns da casa do chefe da sinagoga e disseram a Jairo: “Tua filha morreu. Por que ainda incomodar op Mestre?
Jesus ouviu a notícia e disse ao chefe da sinagoga: “Não tenha medo. Basta ter fé!” E não deixou que ninguém o acompanhasse, a não se Pedro, Tiago e seu irmão João. Quando chegaram á casa do chefe da sinagoga, Jesus viu a cunfusão e como estavam chorando e gritando. Então ele entrou e disse: “por que essa confusão e essechoro? A criança não morreu,mas está dormindo”.
Começaram então a caçoar dele. Mais ele mandou que todos saíssem, menos o pai e a mãe da menina e os três discípulos que o acompanhavam. Depois entraram no quarto onde estava a criança. Jesus pegou na mão da menina w disse: “Talitá cum” que quer dizer: “Menina, levanta-te!” Ela levantou-se imediatamente e começou a andar, pois tinha doze anos. E todos ficaram admirados. Ele recomendou com insistência que ninguém ficasse sabendo daquilo. E mandou dar de comer à menina.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, dois episódios de curas. Em ambos, duas mulheres são beneficiadas pela palavra de pelo poder de Jesus. Os dois casos se relacionam com a vida e a fecundidade: a mulher sofre fluxo de sangramento; a menina entra na fase de poder gerar vida humana.
As duas afastadas do convívio social: a menina, por sua doença e morte; a mulher, por uma enfermidade que a mantém em estadode impureza. Outros aspectos se destacam: a rxpressão da fé do chefe da sinagoga: “Vem e põe as mãos sobre ela, para seja salva e viva”; a ousadia e a fé da mulher que padece de hemorragia: “Se eu apenas tocar nas vestes dele, ficarei curada”; a falta de sensibilidade dos discípulos (V.31) e a incredulidade dos zombadores (V. 40).
Jesus mostra inteira disponibilidade para ajudar a que lhe pede socorro. Jairo como a mulher que sofria com hemorragia recorrem a Jesus cheio de fé. O contato com Cristo propociona vida em ambas as situações, atingindo tanto a dimensão espiritual como a humana: ressurreição para a filha de Jairo e cura para a mulher. Por isso, a comunidade cristã deve estar com os olhos fixo em Jesus.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!