Evangelho de Jesus Cristo, Tu és o Messias
Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou”? Pedro respondeu: “Tu és o Messias”
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 8,27-33). Naqueles tempo, Jesus partiu com seus discípulos para os povoados de Cesareia de filipe. No caminho perguntou aos discípulos: “Quem dizem os homens que que eu sou?” Eles responderam: “Alguns dizem que tu és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és um dos profetas”.
Então ele perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou”? Pedro respondeu: “Tu és o Messias”. Jesus proibiu-lhes serveramente de falar a alguém a seu respeito. Em seguida, começou a ensiná-los, dizendo que o Filho do Homemdevia sofrer muito, ser rejetado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, devia ser morto e ressuscitar depois de três dias.
Ele dizia isso abertamente. Então Pedro tomou Jesus a parte e começou a repreendeê-lo. Jesus voltou-se, olhou para os discípulos e repreendeu a Pedro, dizendo: “Vai para longe de mim, satanás! Tu não pensas com Deus, e sim como os homens”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
A partir deste ponto de Evangelho de Marcos, Jesus dedica maior empenho à formação dos seus discípulos. Começa com pesquisa sobre sua própria pessoa e fica satisfeito com a resposta dos discípulos, pela boca de Pedro: “Tu és o Messias”.
Jesus é o Messias não um simples profeta. Por que, então, ele recomendava vivamente que “não falassem com ninguém a respeito dele”? Porque Jesus deverá esclarecer em que sentido ele é o Messias: sentido bem distante das expectativas do povo e dos proprios discípulos.
De fato, em muitos ocasiões, os discípulos se mostram inseguros no seguimento de Jesus. A comerçar por Pedro, que se revolta com o primeiro anuncio da Paixão e da morte. A Fé só começa de fato quando reconhecem não só Cristo dos Milagres, mas o Cristo da Cruz.
Jesus o “Filho do Homem”, falas abertamente a teus discípulos sobre o fim que te aguarda em Jerusalém, onde serás condenado e morto. Pedro tenta desviar desse desfecho, mas Jesus o confirmas. Para eles e para nós é dificultoso adimitir que Jesus, nosso Lider, camonhas para a Cruz.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!