Evangelho de Jesus Cristo, Tomai cuidado com o fermento dos fariseus
Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 8,14-21). Naqueles tempo, os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão” Mas Jesus percebeu e perguntou-lhesPor que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? Tendo olhos, vós não vedes e, tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheis de pedaços? Eles responderam: “Doze”.
Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles respondeiram: “Sete”. Jesus disse: “E vós ainda não compeendeis?”
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
Neste Evangelho, os discípulos se preocupam por não terem levado pão. Jesus chama a tenção deles para não ficarem presos a um sistema que visa a acumular coisas para ter segurança, Jesus alerta com o “fermento dos fariseus e de Herodes”. É preciso confiar na partilha: tudo o que se reparte, torna-se até mais do que suficiente.
Os fariseus e os herodianos querem que Israel seja superior aos outros povos, aceitando, para isso, um Rei prepotente ou seja “Herodes”. É contra essa mentalidade que Jesus previne seus discípulos. Estes acompanham Jesus por toda parte e veem as obras grandiosas que ele realiza.
Não obstante o privilégio de estar sempre ao lado de Jesus seus discípulos ficam na superficie; “tem o coração endurecido”, como os fariseus. Daí a dura reprimenda de Jesus: “Vocês têm olhos e não enxergam, têm ouvidos não escutam?”. Eles têm na barca apenas um pão. “Jesus e sua mensagem, mais não o percebem.
Talvez os discípulos ainda esteja eufóricos com o grande sucesso da partilha dos pães. Mas não vieste para satisfazer gente curiosa, que se contenta com o espetáculo. Vieste para transformar cada pessoa por dentro e criar uma sociedade segundo os planos de Deus Pai.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!