Evangelho de Jesus Cristo purificação da Mãe e do Filho
Quando se completaram os dias para a purificação da Mãe e do Filho, conforme a Lei de Moisés!
Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (L , 22-40). Quando se completaram os dias para a purificação da Mãe e do Filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor, conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculono deve ser conagrado ao Senhor”.
Fora também oferecer o sacrificio um par de rolas ou dois pombinhos como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso e esperava a consolação do povo de Israel. O Espirito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o messias que vem do Senhor.
Movido pelo Espirito, Simeão veio ao templo. Quando os pais troxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino no braços e bendisse a Deus: Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em Paz; porque meu olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povo: luz para iluminar as nações e glória do teu povo, Israel”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, Lucas narra a purificação da Mãe e do Filho, conforme a Lei de Moisés! Egundo essa Lei todo primogenio masculino devido ser levado ao Templo e oferecê-lo ao Senhor e, ao mesmo tempo, fazer a purificação ritual da Mãe. Os pais o resgatam mediante a oferta de um par de pombinhos “oferta dos pobres”.
Essa festa teve início no Oriente com o nome de “festa do encontro”, depois se estendeu ao Ocidente, e tornu o nome de “Festa das luzes. Com essa festa encerra-se as comemorações natalinas. O Evangelho nos fala justamente esse acontecimento. Ao mesmo tempo que os pais do menino Jesus o apresentam ao Senhor, ele é nas figura de Simeão e Ana, apresentado á humanidade.
A vela acea representa o “menino Luz” que ilumina mulheres e homens de Boa vontade. A vela que cada um acende simboliza que nos comprometemos com o projeto de Jesus e, ao memos tempo, nos tornamos também luzes do mundo. A oferta do Filho que os pais fazem ao Pai se completará quando Jesus, na Cruz, entrega a sua vida nas mãos de Deus.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!