Evangelho de Jesus Cristo, pegou o cego pela mão
Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 8,22-26). Naqueles tempo, Jesus e seus discípulos chegaram a Betsaida. Algumas pessoas trouxeram-lhe um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. Jesus pegou o cego pela mão, levou-o para fora do povoado, cuspiu nos olhos dele, colocou as mãos sobre ele e perguntou: “Está vendo alguma coisa?” O homem levantou os olhos e disse: “Estou vendo os homens . Eles parecem árvores que andam”.
Então Jesus colocou de novo as mãos sobre os olhos dele e ele passou a enxergava todas as coisas com nitidez. Jesus mandou o homem ir para casa e lhe disse: “Não entres no povoado”!
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
Neste Evangelho, o cego representa os discípulos de Jesus. Eles ainda não entenderam o messianismo de Jesus, que prega a igualdade de todos os povo. A cura se dá em dois momentos. Primeiramente, Jesus usa a saliva e a imposição das mãos. O homem vê de modo confusa.
É a própria situação dos discípulos, que não compreendem quem é Jesus e qual é o seu projeto. Depois, Jesus impóe outra vez as mãos sobre os olhos do cego; então ele passa a ver claramente. Os discípulos precisam de mais um toque do Mestre para completar sua formação.
A abubdância de gestos mostra a dificuldade para curar. Algum tipo de cegueira não fisica requer empenho para curar. Voltar ao Povoado significa voltar à cegueira de antes, isto é ao ambiente judaico nacionalista que prega a superioridade dos judeus sobre os outros povos.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!