Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo, Morte de João Batista

Rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem! 

Evangelho de Jesus Cristo, Morte de João Batista
Retiro terço dos homens Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6,14-29).  Naquele tempo, o Rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. Outro diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profeta”.  

Ouvindo iso, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou”! Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodiades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. 

João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodiades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e Santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. 

Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversario de Herode, e ele fez um grande banquete para o grande da corte, os oficiais e os cidadãos importante da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o Rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. 

E lhe jurou, dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedirres, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E voltando depressa para junto de Rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O Rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 

Imediatamente, o Rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, troxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o seputaram. 

Palavra de Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, que riqueza de detalhes, o evangelista põe em destaque a grandiosa figura de João Btista. Desta vez para falar de sua morte. Por sua fidelidade incondicional à vocação de precurçor do Messias, por sua coerência de vida honesta e transparente, cai nas mãos do cruel Herodes Antipas. 

É retirado de circulação e enfrenta os horrores da cadeia. Mais a voz do Profeta; predomina o terror imposto pelo chefe do povo. Empobrece o mundo carente de Deus; sobressai o ódio e a prática da injustiça e da opressão. O retrato do mundo atual. 

O Deus dos cristãos e cristãs, em número cada vez mais crescente, tomem como modelo o “maior entre os nascidos de mulher” (Mt 11,11), por sua audácia e palavras fortes em defesa do oprimidos e marginalizados.  

João Batista, o precursor de Jesus encontra-se na cadeia, a mando de Herode que cultivava pensamentos contraditórios a respeito dele: Horodes tinha prazer em ouvi-lo, medo,ódio, proteção. Ódio maior foi o de Herodíades, que mandou degolar João Batista o “Justo e Santo”. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.