Evangelho de Jesus Cristo, Morte de João Batista
Rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6,14-29). Naquele tempo, o Rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. Outro diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profeta”.
Ouvindo iso, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou”! Herodes tinha mandado prender João e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodiades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.
João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodiades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e Santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversario de Herode, e ele fez um grande banquete para o grande da corte, os oficiais e os cidadãos importante da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o Rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”.
E lhe jurou, dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedirres, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E voltando depressa para junto de Rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O Rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados.
Imediatamente, o Rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, troxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o seputaram.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, que riqueza de detalhes, o evangelista põe em destaque a grandiosa figura de João Btista. Desta vez para falar de sua morte. Por sua fidelidade incondicional à vocação de precurçor do Messias, por sua coerência de vida honesta e transparente, cai nas mãos do cruel Herodes Antipas.
É retirado de circulação e enfrenta os horrores da cadeia. Mais a voz do Profeta; predomina o terror imposto pelo chefe do povo. Empobrece o mundo carente de Deus; sobressai o ódio e a prática da injustiça e da opressão. O retrato do mundo atual.
O Deus dos cristãos e cristãs, em número cada vez mais crescente, tomem como modelo o “maior entre os nascidos de mulher” (Mt 11,11), por sua audácia e palavras fortes em defesa do oprimidos e marginalizados.
João Batista, o precursor de Jesus encontra-se na cadeia, a mando de Herode que cultivava pensamentos contraditórios a respeito dele: Horodes tinha prazer em ouvi-lo, medo,ódio, proteção. Ódio maior foi o de Herodíades, que mandou degolar João Batista o “Justo e Santo”.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!