Evangelho de Jesus Cristo, Ele tem feito bem toda as coisas
Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade,e pediram que Jesus lhe impusesse a mãe!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 7,1-13). Naquele tempo, Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Dacápole. Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade,e pediram que Jesus lhe impusesse a mãe.
Jesus afastou-se com o homem fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e, com a saliva, tocou a lingua dele Olhando para o Céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te”! Imadiatamente seus ouvidos se abriram, sua lingua se soltou e ele começou a fala sem dificuldade.
Jesus recomendou com insistência que não contassem a niguém. Mas,quando mais ele recomendava, mais eles divulgavam. Muito impressionados,diziam: “Ele tem feito bem toda as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, na lingua dos profetas, surdez e cegueira simbolizam incompreensão e resistência à mensagem de Deus. Neste episódio, a surdez pode significar o obstáculos que impede os discípulos de compreender os ensinamentos de Jesus.
O falar com dificuldade é impedimento ou limitação para anunciar a Palavra de Deus. Os discípulos de Jesus, na verdade, continuam mantendo a mentalidade de que os judeus eram superiores aos demais povo. Não aceitam que todos são iguais no Reino de Deus.
Além disso vem carregada de simbolismo batismal. Com efeito, a pessoa batizada se torna novo criatura: Jesus lhe abre os ouvidos e solta-lhe a lingua, para que ela escute, pratique e faça os outros conhecer a Palavra de Deus. Quem importância atribuímos ao conhecimento e leitura da Bíblia Sagrada?
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!