Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo O sábado foi feito para o homem

O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, O Filho do homemm é Senhor também do sábado! 

Evangelho de Jesus Cristo O sábado foi feito para o homem
Evangelho de Jesus Cristo Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marco (Mc 2, 18-22). Naquele tempo, Jesus estava passando por uns campos de trigo em dia de sábado. Seus discípulos comesaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseu disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido?” 

Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Com ele entrou na casa de Deus, no tempo em que abiata era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pãe”. E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, O Filho do homemm é Senhor também do sábado”.  

Palavra de Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, os discípulos de Jesus estão simplismente colhendo algumas espigas para matar a fome, em dia de ábado. Isso era permitido (Dt 23,25). Proibido era fazer colheita ou (passar a foice), na plantação alheia (Dt 23,26).  

Os fariseus, no entanto, usando de má intenção e tentando confundir Jesus, acusam os discípulos dele de violação da Lei sabático. Rápido no raciocínio, Jesus rebate a critica dos fariseus seus mostrando que o grande lider deles, Davi, alimentou a si e seus companheiro com o pão sagrado, que era reservado aos sacerdotes. 

Isto é, Davi se permitiu agir acima da Lei para sanar uma necessidade legitima dele e dos companheiros. Jesus deixa claro que a Lei existe para beneficiar o ser humano. E revela também que ele mesmo é maior do que Davi, que eles tanto prezavam. Jesus não anula o sábado, mas dá-lhe nova interpretação. Ele nos liberta da escravidão da religão. Quem tem fome precisa se alimentar, seja em que circunstãncia for. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.