Evangelho de Jesus Cristo, João Batista estava batizando
João Batista estava batizando em Enon, perto de Salim, porque aí havia muita água: as pessoas iam e eram batizados!
Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 3,22-30). Naquele tempo, Jesus foi com seu discípulos para a região da Judeia. Ficou aí com eles e batizava. João também estava batizando em Enon, perto de Salim, porque aí havia muita água: as pessoas iam e eram batizados, porque João ainda não tinha sido lançado na prisão.
Começou então uma discussão entre os discípulos de João e um judeu a respeito da purificação. Eles foram a João e disseram: “Rabi, aquele que estava junto com você na outra margem do Jordão, e do qual você tem dado testemunho, agora ele está batizando, e todos vão ao encontro deles!”
João respondeu dizendo-lhes: Ninguém pode receber coisa alguma que não lhe seja dado do Céu. Vocês mesmos são testemunhas do que eu dissa: Eu não sou o Cristo, mas fui enviado na frente dele. É o noivo que recebe a noiva, e o amigo do noivo, que está aí esperando, se enche de alegria quando ouve a voz do noivo. Portanto, esta é a minha grande alegria : É preciso que ele creça e eu diminua”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, João Batista tem clareza quanto à sua função de mediador. Seus discípulos talvez enciumados, contam que os discípulos de Jesus também estão batizando e “todos vão ao encontro dele”. Quando está certo? Como resolver o impasse? João Batista tem a solução. O centro das atenções é Messias.
Jesus é o Noivo da comunidade. João é o amigos do noivo, aquele que ajuda a preparar o casamento, isto é, a comunhão definitiva de Jesus com a humanidade. A ele João encaminha os próprios discípulos, pois sabe que sua função de apresentar o Messias está se concluindo.
Então, com toda a convicção, liberdade e desapego, afirma a respeito de Jesus: “É preciso que ele creça e eu diminua”. Joãp Batista sai de cena e dá lugar ao Ator principal, o Messias. João Batista fala de Jesus como dadiva do Céu. De fato, ele é o Messias que veio ao nosso encontro para realizar a verdadeira alegria no coração humano.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!