Evangelho de Jesus Cristo, Deixando Nazaré, foi morar em cafarnaum
Jesus deixou Nazaré, foi morar em cafarnaum, á beira do mar, no território de Zabulon e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus (Mt 4,12-17.23-25). Naquele tempo, ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. Deixando Nazaré, foi morar em cafarnaum, á beira do mar, no território de Zabulon e Neftali, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Terra de Zabulon e terra de Neftali, caminho do mar, do outro lado do Jordão, Galileia das nações! O povo que estava assentado em trevas viu grande luz. A luz se levantou para os que estavam assentados na região sombrio da morte”.
A partir daí, Jesus começou a pregar e a dizer: “Arrependam-se, porque o Reino de Deus está próximo”. Jesus percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas deles, pregando o Evangelho do Reino e curando toda doença e enfermidade do povo. Sua fama se espalhou por toda a Síria. E conduziram a ele todos os que esta vam doentes, sofrendo com diversas enfermidades e dores, os endemoniados, epiléticos e paraliticos. E ele os curou. Numerosas multidões o seguiam, vindas da Galileia, da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e do outro lado do Jordão.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, João Batista tinha-nos garantido que depois dele viria alguém superior a ele. Eis que de Nazaré vem Jesus. Deixa sua cidade e desloca-se para Cafarnaum, que se encontra numa região oprimida e explorada, distante do poder central “Jerusalém”.
O povo sofrido e marginalizado desse lugar “viu uma grande luz”. A luz é a presença de Jesus que inaugura o Reino de Deus está proximo”. Os sinais da presença do Reino são visíveis, e os abrem ao anúncio de Jesus podem usufruir de seus gestos libertadores: ele cura diversas enfermidades e expulsa demônios.
O Messias causa verdadeira reviravolta não apenas onde desenvolve sua missão, mas também atraindo multidões dos lugares mais distantes. Jesus estrategicamente inicia sua missão na cidade Cafarnaum que tem um importante centro de comércio e fluxo de pessoas. Ali sua palavra e seu testemunho atraem os necessitados.
Aluz de Cristo brilha sobre nós suscitando entre todos a esperança e o amor. Celebremos em cumunhão com os profetas de nosso tempo, que nos guiam para o caminho de Jesus.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!