Evangelho de Jesus Cristo, caminhando sobre o mar
Depois de despedi-los, foi à montanha para rezar. Estava escurecendo, a barca estava no meio do mar, e Jesus ozinha em terra!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 6,45-52). Depois de saciar os cinco mil homens, Jesus obrigou os discípulos a entrar na barca e seguir adiante dele para a outra magem, a Betsada, até que despedisse a multidão. Depois de despedi-los, foi à montanha para rezar. Estava escurecendo, a barca estava no meio do mar, e Jesus ozinha em terra.
Os discípulos estavam cansados de remar, porque o vento era contrário. Vendo isso, Jesus foi de madrugada até eles, caminhando sobre o mar, e queria ultrpassá-los. Vendo-o caminhar sobre o mar, imaginaram que fosse um fantasma, e gritaram, pois todos o viram e ficaram espantados.
Jesus, porém, logo falou com eles, dizendo: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo!” E subiu para juntos deles, na barca, e o vento se acalmou. Mas ele etavam muito assustados. E que não tinham entendido nada a respeito dos pães, porque o coração deles estava enduracido.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
De acordo com Evangelho, terminado a partilha do alimento, Jesus permanece aindo no meio do povo, despedindo-o com calma. Quando aos discípulos, “que não tinha entendido nada a respeito dos pães”, Jesus os “obriga” a retirar-se para a outra margem.
Terão oportunidade de fazer nova experiência do poder de Deus. Sozinhos os discípulos enfrentam obestáulos: vento contrário, cansaço, diante do que julgavam ser um fantasma. Apresença de Jesus e sua palavra reveladora “Sou eu” têm o poder de acalmaá-los. Mesmo diantes dessas manifestação e do episódio dos pães, os discípulos continuam sem compreender que Jesus é o Messias, o Filho de Deus.
Asemelhança dos discípulos, muitas vezes não descobrimos que Jesus está presente também nos acontecimentos adverso de nossa vida. Deus se revelam em nossa vida e nem é preciso muitas palavras. A barca em meio aos ventos pode ser comparada á muitas crises pelas quais a humanidade passa. Diante do medo, os discipulos não distiguem Jesus. A calmaria só acontece quando confiamos na presença de Jesus no meio de nós.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!