Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo, a Palavra era Deus

Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. No princípio ela estava junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito! 

Evangelho de Jesus Cristo, a Palavra era Deus
Evangelho de Jesus Cristo, a Palavra era Deus Foto Pascom Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Jo 1,1-18). No princípio a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. No princípio ela estava junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito. O que estava nela era vida, e a vida era a luz dos seres humanos. Esta luz brilha nas trevas, e as trevas não a venceram. 

Apareceu um homem enviado por Deus: seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, a fim de que todos acreditassem por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para testemunhar a respeito da luz. Esta era a luz verdadeira que, vindo ao mundo, ilumina todos os seres humanos. Ela  estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a conheceu. 

Ela veio para os que eram seus, mas os seus não a receberam. Ela porém, deu o poder de se tornarem filhos de Deus a todos aqueles  que a receberam, isto é, àqueles que acretitam no nome dela; Pois ela não nasceu do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade de um homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que ela tem como Filho único do Pai, cheio de graça e verdade.  

João dá testemunho dele e tem levantado a voz, dizendo: “Este é aquele  de quem eu falei: Aquele que veio depois de mim passou na minha frente, porque antes de mim”. Porque da sua plenitude todos nós recebemos, e graça e mais graça. Pois a Lei foi dada por Moisés, mas a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; mas o Filho único, que está junto do Pai, o revelou a nós. 

Palavra de Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, de São João vimos a trajetória de Jesus Cristo, enviado pelo Pai para realizar no mundo uma missão, a saber, tranmitir a mensagem de salvação. Terminada a missão, ele volta para o Pai (v.18). Aqui Jesus é designado com nome especial: Palavra. Palavra eficaz, criadora: “o mundo foi feito por meio dela”. A Palavra é Deus; existe desde o princípio e se manifesta como pessoia humana: “a Palavra se fez carne e armou sua tenda entre nós”.  

Não chega de repente. Foi anunciada por João Batista. O que pregava e que todos acreditassem em Jesus, a luz verdadeira. Muitos não acreditavam. Jesus e seus discípulos experimentaram forte oposição e perseguições. Mas aos que acredivam, Jesus “deus o poder de se tornarem filhos de Deus. Na verdade, o Filho é a Imagem do Pai e o Pai se vê totalmente no Filho, ambos num eterno diálogo e mútua comunicação. 

Palavra é a Sabedoria de Deus vislumbrada nas maravilhas do mundo e no desenrolar da história, de modo que, em todos os tempos, os homens sempre tiveram e têm algum conhecimento dela. Jesus, Palavra de Deus, é a luz que ilumina a conciência de todo homem. Mas para onde nos conduzíria esta luz? A Bíblia toda afirma que Deus é amor e fidelidade. Levando pelo seu imenso amor e fiel ás suas promessas, Deus quis introduzir os homens  onde jamais teriam pensado: partilhar a própria vida e felicidade de Deus.  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.