Evangelho de Jesus Cristo O Batismo de João é do Céu ou dos homens
“Não sabemos”. E Jesus disse a eles: “Pois eu também não vou dizer a vocês com que autoridade faço essas coisas”.
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 21,23-27): Naquele tempo, Jesus voltou ao Templo. Enquanto ensinava, os chefes dos sacerdotes os anciãos do povo se aproximaram e perguntaram: “Comque autoridade fazes tais coisas? Quem foi que te deu essa autoridade?” Jesus respondeu: “Eu também vou fazer uma pergunta para vocês. Se responderem, eu também direi a vocês com que autoridade faço isso. De onde era o batismo de João? Do Céu ou dos homens?”
Mas eles raciocinavam, pensando “Se respondemos que vinha do Céu, ele vai dizer: Então, por que vocês não acreditaram em João? Se “respondemos que vinha dos homens, temos medo da multidão, pois todos consideram João como um profeta”. Eles então responderam a Jesus: “Não sabemos”. E Jesus disse a eles: “Pois eu também não vou dizer a vocês com que autoridade faço essas coisas”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, “de onde era o batismo de João Batista”. Os chefe dos sacerdote e os anciãos, querem saber com que autoridade. Jesus critica e destrói a estrutura que eles defendem. Jesus devolve a provocação, e os chefe não sabem como responder, porque de qualquer maneira ficariam desmoralizados.
João Batista era reconhecido como profeta, e seu batismo vinha de Deus. Assim, Jesus dá a entender que também a sua autoridade vem de Deus. Em Mateus (7,28), “as multidões ficava admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus ensina com autoridade”. Jesus não se baseia em tradições ou sistemas, e sim na sua própria pessoa. Ele vive e pratica o que ensina aos outros.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!