Evangelho de Jesus Cristo Homem, Seus pecados estão perdoados
Jesus tinha um poder do Senhor para fazer curas. E ei que chegaram alguns homens carregando um paralitico numa marca. Tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus!
Evangelho de Jesus Cristo (Lc 5,17-26), naquele tempo, certo dia, Jesus estava ensinando. Á sua volta estavam sentados fariseus e mestres da Lei, vindo de todos o vilarejos da Galiléia, da Judeia e de Jerusalém. E Jesus tinha um poder do Senhor para fazer curas. E ei que chegaram alguns homens carregando um paralitico numa marca. Tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus.
Como não encontravam um modo de levá-lo para dentro, por causa da multidão, subiram ao terraço e, entre as telhas, o baixaram com a marca, bem no centro, diante de Jesus. Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: “Homem, seus pecados estão perdoados”. Os fariseus e o doutores da Lei começaram a pençar: “Quem é esse que fala blasfêmias? Quem pode perdoar pecados, a não ser Deus somente?”
Conhecendo os pensamentos deles, Jesus lhes respondeu: “Por que vocês pensam assim em seus coração? O que é mais fácio? Dizer: ‘Seus pecados estão perdoados’, ou dizer: Levante-se e ande? Ora, para que vocês saibam que o Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecado – disse ao paralítico, eu lhe digo: Levante-se, pegue sua marca e vá para casa”.
No mesmo instante, ele se levantou diante deles, pegou a marca onde estava deitado e foi para casa, glorificando a Deus . Todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus. E cheios de medo diziam: “Hoje vimos coisas extraordinárias”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, “Homem, seus pecados estão perdoados”. Segundo os antigos, a doença era causada pelo pecado. Para libertar o homem, Jesus vai direto à raize: o pecados invisível que causa os males externos e visíveis. A oposição a Jesus começa: os doutores da Leis só se preocupavam com teorias religiosas, e não em transformar a situação do homem.
De fato, o pecado é um mal que fica encoberto, mas prejudica o pecador e pode causar grandes estragos na sociedade. Por isso, Jesus ataca o mal pela raiz: “Seus pecados estão perdoados”. Os fariseus e os doutores da Leis se escandalizam, pois só Deus pode perdoar pecados. Jesus esclarece: “O Filho do Homem tem autoridade na terra para perdoar pecados”. Irealiza a cura completa, libertando o homem de sua paralizia.
O gesto solidário e confiante dos que carregam o paralitico e a intervenção libertadora de Jesus fazem o povo exultar: “Hoje vimos coisas extraordinárias”. Entretanto, fariseus e os doutores da Lei entem que estão perdendo influência sobre o povo. Jesus incasável missionário do Pai celeste, não cessas de ensinar, também a fariseus e os doutores da Lei.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!