Ao Vivo

Retiro do Terço dos Homens com Tema: Não basta rezar, é preciso agir em Guassussê

A "missão e a oração e o agir" retiro do terço dos homens. Na vida atribulada que afeta a todos nós é fundamental que encontramos mementos para repousar e descansar no Senhor  
Retiro do terço dos homens de Guassussê com tema: A missão e a oração e o agir
Retiro do terço dos homens Foto Pascom de Guasussê

“A missão e a oração e o agir” são destaque do 10º Retiro do Terço dos Homens de Guassussê. O evento aconteceu neste sábado 16 de novembro, na Chácara AnaGui, no Sitio Betânia em Guassussê 

O Pe. Francisco Leiva, iniciou com uma oração e salmo. Afirmou que Deus conhece os corações, a intimidade de cada um, mas é preciso se colocar em oração e se abrir para a escuta. “O retiro é um momento importante de parada, onde se faz o exercício de olhar um pouco mais para dentro de si, aqui, de maneira específica, o Terço dos Homens.  

Todos nós somos homens de oração de espiritualidade, mas vale a pena a gente se perguntar, como está a nossa relação com Deus? e como está nosso exercício de reconciliação com as pessoas? destacou inicialmente padre Leiva, que a oração é essencial para nos manter firme na Fé. 

Zezinho: Somos todos chamados a servir na nossa comunidade, na nossa paróquia. E sempre que estamos a serviço, Jesus nos pede para encher a talha. Para ser o vinho do amor; o vinho da humildade; o vinho da solidariedade. Esse é o nosso serviço, nos colocarmos à sua disposição. A transformação da água em vinho, o milagre, é obra dEle. Como sempre, Deus não quer intervir em nossa vida, ele só age quando clamamos por sua ação. 

José Rodrigue, em sua Palestra com Tema “Propósito de Deus para homem”. Muitas vezes, descobrimos nosso propósito quando servimos aos outros. Deus nos chama para amar e cuidar do próximo, encontrar maneiras de fazer isso pode nos levar a descobrir nossos dons e talentos. Deus nos dá talentos por uma razão, são essas habilidades que nos conduz ao nosso propósito na vida. 

Homens, precisamos assumir o nosso propósito e tomar nosso lugar no mundo. Ter visão. Objetivos. Metas. Sonhos. Esperança. Futuro. E dar tudo isso para todos que estão ao nosso redor, servindo de modelo, exemplo e inspiração. 

Maninho, também destacou que é necessário agir, pois todos são convidados a servir, a ajudar o próximo, a evangelizar, mostrar o que Deus fez em sua vida e ajudar outros a conhecer Deus e experimentar o mesmo que nós, agir, saindo da zona de conforto, transformando a oração em ação. Pontuou ainda que quando se elimina a gratuidade do encontro e da acolhida, a vida pode perder seu sabor e seu sentido.  

Ele ainda, explicou que tudo tem seu tempo e cada um é chamado a fazer algo, cada um tem seus afazeres, porém é necessário reservar momentos para contemplação. Também alertou para não entrar na dinâmica da comparação, não se comparar ao outro, mas valorizar o que é bom em si e buscar sempre o melhor, despertar para um olhar único.  

Jeane Pereira, em sua palestra sobre "Missão dos homens do Terço”. A oração é uma necessidade da alma. Assim como o corpo necessita de alimento para sua sobrevivência, do mesmo modo a alma precisa da oração. 

Pela oração a vida se torna suportável quando os conflitos, decepções e dores do cotidiano aparecem. Orar é um ato de fé, mas também de humildade e esperança – porque expomos nossas fraquezas, nossa pobreza e limitações. 

No Retiro, os participantes também puderam dar seus testemunhos de graças e bênçãos, ainda tivemos as crianças recitado o Terço da Misericórdia, entre outros diversos momentos de oração. 

O terço é uma oração simples, mas de uma profundidade, pois além das orações sucessivas é uma forma de a cada dez ‘Ave Maria’ ler um texto da Palavra de Deus que contém um dos mistérios de nossa fé. “O terço é um instrumento poderoso que traz paz aos nossos corações, à Igreja e ao mundo. Na oração do terço nós nos dirigimos à Virgem Maria, para que nos conduza sempre mais perto do seu Filho, Jesus, para conhecê-Lo e amá-Lo sempre mais”. 

O Encontro teve o encerramento com a santa missa, presidida pelo Pe. Leiva, que motivou os participantes a viverem uma vida de amor paz e fraternidade, uns com os outros.  “Diante desta experiência de oração, amor e devoção, é um sinal de esperança para todos os homens que estão dispostos a se abrir para a Palavra de Deus, para Seu Espírito e Sua Sabedoria.  

O terço dos homens, agradece, as mulheres que se dedicaram no café e almoço. Maria Neide Lopes, Matilde Lopes, Francisca Ferreira, Marcela Carolina. Os pregadores, Maninho, Zezinho, José Rodrigues, Jeane Pereira e o Padre Leiva por passar o dia disponível para confissões. E agradecer as Crianças e adolescentes pelo comportamento, Ana Paula por passar o dia tocando e cantando que Deus abençoe a todos.

Retiro do terço dos homens de Guassussê
Retiro do terço dos homens Foto Pascom de Guassussê


Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.