Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Levante-se e vá. Sua Fé o Salvou

Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos foram ao encontro dele. Pararam de longe e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”! 

Evangelho de Jesus Cristo Levante-se e vá. Sua Fé o Salvou
Missa dos missionários Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 17,11-19), naquele tempo, caminhando para Jerusalém, aconteceu que Jesus passava entre a Samaria e Galiléia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos foram ao encontro dele. Pararam de longe e gritaram: Jesus, Mestre, tem compaixão de nós”! Ao vê-los, Jesus dise: “Vão apresentar-se aos sacerdotes”.  

Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Ao peceber que estava curado , um deles voltou atrás dando glória a Deus em alta voz. Jogou-se no chão, aos pés de Jesus, e agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrageiro”? E disse a ele: Levante-se e vá. Sua Fé o Salvou”.  

Palavra de Salvação  

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, o ponto alto do texto é a Fé do samaritano. E  fé madura: nasce da esperanção (V 12-13), cresce na obdiência à palavra de Jesus (V.14) e se manifesta na gratidão (V 16). Com isso, ele não só recebe a cura, mas e salvo. Sua vida. Chega à plenitude, ao reconhecer que em Jesus o amor de Deus leva os homen a viver na alegria da gratidão. A vida que Deus dá em Jesus Cristo é Gratuita, e graça. 

 

Segundo o Levitico (Lv 13,45-46;14,2), o leproso ficava impedido de participar do culto religioso e da vida social. Cruel marginalização. Por isso eles se mantêm a distância e gritam a Jesus, pedindo ajuda. Mostrar-se aos sacerdotes era exigência da Lei como confimação da cura realizada. 

 

Jesus constata, com tristeza, a ingratidão de nove leprosos. Foram salvo da opressão que os esmagava, mas não foram capazes de reconhecer seu Salvador. Envolveram-se de tal modo com o cumprimento minucioso da Lei, que esqueceram o dever do gratidão.  

 

Somente um samaritano, representante de um grupo desprezado pelos Judeus, retorna, grorifica a Deus em alta voz, dá graças a Jeus e se prosta a seu pés. Atitudes de pessoa sensível à ação de Deus em sua vida: gratidão e abertura de coração. O que nos supreende é que, dentre os dez leprosos curados, apenas um tomou o caminho de volta, “glorificando a Deus em voz alta”.  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.