Evangelho de Jesus Cristo homem rico tinha um administrador desonesto
Disse o senhor, presta contas da tua administração, pois já não podes mais adiministrar meus bens!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 16,1-8), naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os bens. Ele o chamou e lhe disse: Que é isso que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais adiministrar meus bens.
O adiministrador então começou a refletir: O enhor vai me tirar administração. Que vou fazer? Para cavar, nãotenho forças; de mendigar, tenho vergonha. Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração.
Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou aoprimeiro: Quanto deves ao meu patrão? Ele respondeu: Cem barris de ólheo! O administrador disse: Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta! Depois ele perguntou a outro: E tu quanto deve? Ele respondeu: Cem medidas de trigo. O administrador disse: Pega tua conta e escreve oitenta.
E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filho deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, a parábola do administrador desonesto quer alerta-nos para o modo como estamos “administrando” as coisas do Reino de Deus Antes de tudo, Jeus nos ensina a fazer bom uso do dinheiro. Não se deve idolatrar o “deus dinheiro”(v13), nem se tornar seu escravo.
Ele não foi feito para ser acumulador de modo egoista, nem para transformar-se em armazénns lotados de mercadoria (Lc 12,18). O dinheiro existe para cicular e beneficiar a comunidade. O que o senhor elogia nesse administrador desonesto e a eperteza para solucionar, em curto prazo, sua complicada situação.
O dono adimira ua capacidade de pronta decisão. Esse é o comportamento que Jesus quer encontrar em eus discípulos, isto é, firme empenho na prática da justiça e da miericódia. Jesus elogia o administrador, que tomou uma atitude prudente. O Reino de Deus já chegou: é preciso tomar uma atitude antes que seja tarde demais; converter-e e viver conforme a mensagem de Jesus.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!