Evangelho de Jesus Cristo Entregou cem moedas de prata
Reino de Deus ia chegar logo. Então Jesus disse: "Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 18,35-43), naquele tempo, tendo eles ouvido isso, Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. Então Jesus disse: "Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um, e disse: 'Procurai negociar até que eu volte'.
Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: 'Nós não queremos que esse homem reine sobre nós'. Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado.
O primeiro chegou e disse: 'Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais.' O homem disse: 'Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades'. O segundo chegou e disse: 'Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais'. O homem disse também a este: 'Recebe tu também o governo de cinco cidades'.
Chegou o outro empregado e disse: 'Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste'. O homem disse: 'Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. Então, porque tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros'. Depois disse aos que estavam aí presentes: 'Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil'. Os presentes disseram: 'Senhor, esse já tem mil moedas!' Ele respondeu: 'Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem.
E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente' ". Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, temos a demora do patrão agora nomiado Rei. Antes de viajar, ele distribuiu “cem moeda de prata para os seus empregado para que eles negociar até que eu volte”. Acumunidade de Lucas que faz experiência da “volta de Jesus”, relembra uma parábola do Mestre, inspirado mnum sistema que privilegia que já tem e tira o pouco de quem já quae nada tem.
A comunidade precisa levar em conta ea divercidadede seu membros. O que importa é que o pouco ou muito de cada um seja posto a serviço e faça crescer os bens do Reino de Deus. O pouco ou muito não pode ser colocado no lenço. Faz-se, pois, forte apelo à criatividade, mesmo diante dos rico que ela possa acarreta.
Precisamos er audazes e criativos, e não apenas “observantes piedosos”. Seja a hora que for, importante é que Cristo, quando vier, nos encontre empenhados naquilo que nos confiou. Somos dotados de valores, que devemos pôr a serviço do bem comum.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!