Evangelho de Jesus Cristo cobradores de imposto e pecadores se aproximavam para Escutar
Jesus contou-lhes esta parábola: “Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 14,25-33), naquele tempo, todos os cobradores de imposto e pecadores se aproximavam de Jesus para o escutar. Mas os fariseus e os doutores da Lei criticavam Jesus dizendo: “Esse homem acolhe pecadores e come com eles”!
Então Jesus contou-lhes esta parábola: “Se um de vocês tem cem ovelhas e perde uma, será que não deixa as noventa e nove no campo para ir atrás da ovelha que se perdeu, até encontrá-la? E quando a encontra, com muita alegria a coloca no ombros. Chegando em casa, reúne amigos e vizinhos, para dizer: Alegrem-se comigo! Eu encontrei a minha ovelha que estava perdida.
E eu lhe declaro: assim, haverá no Céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justo que não precisa de conversão.
Se uma mulher tem dez moeda de preta e perde ua, será que não acende uma lâmpada, varre a casa e procura cuidadosamente, até encontrar a moeda? Quando a encontra, reúne amigas e vizinhas, para dizer: Alegrem-se comigo! Eu encontrei a moeda que tinha perdido. E eu lhes declaro: os anjos de Deus sentem a mesma alegria por um só pecador que se converte”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, vemos duas atitude opostas. “Os pecadores e os cobradores de impostos se aproximaram para ouvir Jesus”. Esse eram desprezados pelos fariseus e doutores da Lei, que criticavam Jesus. As duas parábolas vêm revelar e apoiar o modo de Deus agir.
O pastor procura com todo empenho a ovelha perdida. Adona da casa vasculha cuidadosamente todos os cômodos, ansiosa por achar a moeda desaparecida. O resgate da ovelha e a recuperação da moeda constituem motivos de muita alegria, partilha com os “amigos e vizinhos”. Verdadeira confratenização.
Também no Evangelho aprendemos do Mestre Jesus: São os doentes que precisam de médicos, não os que têm saúde. Os que se consideram justos não entram no Reino de Deus, pois rejeitam Jesus. Os pecadores, ao invés, aproximaram-se para ouvir Jesus, convertem-se e participam da festa do Reino de Deus.
A todos aqueles que acolhes com bomdade, mas dás preferência aos pecadores que se convertem. Nas parábolas da misericórdia, salientas que Céu promove grande festa quando “um só pecadores se converte”. Pedimos ajuda do Senhor, para ser compreensivo com quem deseja retornar os caminho de Deus.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!