Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar na tua direita

Disse Jesus, Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como regate em favor de muitos! 

Os missionários da Paroquia Imaculada Conceição em Guassussê Evangelho de Jesus Cristo Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar na tua direita
Os missionário da Paroquia Imaculada Conceição Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos (Mc 10,35-45): Naquele tempo, Tiago e João, filho de Zebedeu, foram a Jesus e lhe disseram: “Mestre, queremos que faças por nós o que vamos te pedir”. Jesus perguntou: “O que vocês querem que eu lhe conceda?” Eles responderam: Quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tu direita e outro à tua esquerda”.  

Jesus então lhes disse: “Vocês não sabemos que estão pedindo. Por acaso vocês podem beber o cálice que eu vou beber? Podem ser batizados com o batismo com que eu vou ser batizado?” Jesus então responderam: “Vocês vão beber o cálice que vou beber, e vão ser batizados com o batismo com que eu er batizado. Mas não depende de mim conceder o lugar à minha direita ou esquerda. É Deus quem dará esses lugares àqueles, para os quais ele preparou”.  

Quando os outro dez discípulos ouviram isso, começaram a ficar com raiva de Tiago e João. Jesus chamou-os e disse: “Vocês sabem: aqueles que se dizem governadores das nações têm poder sobre elas, e os seus dirigentes têm autoridade sobre elas.  

Mas entre você não deverá ser assim: quem de vocês quiser ser grande, deve tomar-se o servidor de vocês, e quem de vocês quiser ser o primeiro, deverá tomar-se o servo de tosos. Porque o Filho do Homem não veio para ser servido. Ele veio para servir e para dar a sua vida como regate em favor de muitos. 

Palavra de Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, “quando estiveres na glória, deixa-nos sentar um à tu direita e outro à tua esquerda”. Jesus anuncia a sua morte como consequência de toda a sua vida. Enquanto isso, Tiago e João sonham com poder e horarias, suscitando discórdia e competição entre os outro discípulos. 

Jesus mostra que a única coisa importante para o discípulos é seguir o exemplo dele: servir e não ser servido. Em a nova sociedade que Jesus projeta, a autoridade não é exercício de poder, mais a qualificação para o bem comum. 

A lógica de Deus é muito diferente da lógica humana. Para seguir a Jesus é preciso prescindir dos projetos pessoais e abraçar o serviço de amor. Por isso, Jesus esclarece aos discípulos para não se deixarem levar pelas ilusões ou sonho pessoais de poder, grandeza, distinção.  

Jesus veio para nos servir e, por isso, é contraditório o cristão querer fazer do serviço ao Reino um meio de distinção pessoal. O gosto de poder pelo poder nunca trouxe verdadeira liberdade para o homem e a mulher. Amor doado e serviçal, sim. E isso é missionariedade.  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.