Evangelho de Jesus Cristo Pelo dedo de Deus que expulso os demônios
Disse-lhes Jesus, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 11,15-26): Naquele tempo, Jesus estava expulsando um demônio. Mas alguns disseram: “É Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa o demônio”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do Céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido conta si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra.
Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus
Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros, mas quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou.
Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa. Quando o espírito mau sai de um homem, fica vagando em lugares desertos, à procura de repouso; não o encontrando, ele diz: ‘Vou voltar para minha casa de onde saí’. Quando ele chega, encontra a casa varrida e arrumada. Então ele vai, e traz consigo outros sete espíritos piores do que ele. E, entrando, instalam-se aí. No fim, esse homem fica em condição pio do que antes”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, a cura do endemoninhado mostra que a ação de Jesus consiste em libertar o homem da alienação que o impede. A ação de Jesus testemunha a chegada do Reino de Deus, pois para vencer Satanás é preciso ser mais forte do que ele. Mas Jesus é, ao mesmo tempo, a presença da salvação e do julgamento: quem não age com Jesus, torna-se adversário.
Jesus se coloca como indispensável para nós. Para aceitar essa palavra sua, temos de acreditar que Ele é o Filho de Deus. Diante dele temos de tomar uma decisão que irá influenciar toda a nossa vida. Temos de colocá-lo no centro de tudo, como nosso bem, nossa verdade, nossa única esperança.
Jesus reage, aponta a falta de bom senso dos adversários e esclarece que ele liberta os homens pelo o poder do Espirito Santo, ou seja, “o dedo de Deus”. “Homem forte” é uma referência a Jesus, que derrota o inimigo “Satanás” e resgata os pecadores mantidos em cativeiro. Jesus é quele que faz triunfar na terra o Reino de Deus. É importante que todos os que são libertados por Jesus assumam de fato os valores do Reino de Deus, isto é, a prática da justiça e da fraternidade.
Quem está com Jesus faz comunhão com ele e com os irmãos e irmãs. O encontro com Jesus é decisivo: ou a pessoa fica com ele e se liberta, ou fica contra e se mantém escravo das forças do mal. Jesus e teus milagres comprovam a força do teu Reino entre nós. Na verdade Jesus ages pelo o poder do Espírito Santo.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!