Evangelho de Jesus Cristo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus
O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sobra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 1,26-38): Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chama Nazaré. Foi a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José, que era descente de Davi. E no nome da virgem era Maria.
O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegre-se, cheia de graça! O |Senhor está com você”! Ouvindo isso, Maria ficou preocupada, e perguntava a si mesma o que a saudação queria dizer. O anjo disse: “Não tenha medo, Maria, porque você encontrou graça diante de Deus. Eis que você vai ficar grávida, terá um Filho e dará a ele o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo. E o Senhor dará a ele o trono de seu Pai Davi, e ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó. E o seu Reino não terá fim.
Maria perguntou ao anjo: “Como vai acontecer isso, se não vivo com nenhum homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo virá sobre você, e o poder do Altíssimo a cobrirá com sua sobra. Por isso, o Santo que vai nascer de você será chamado Filho de Deus. Olhe a sua parenta Isabel: apesar da sua velhice, ela concebeu um filho. Aquela que era considerada estéril, já faz seis meses que está gravida. Para Deus nada é impossível”
Maria Disse: “Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo a deixou.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, Maria é outra representante da comunidade dos pobres que esperam pela libertação. Dela nasce Jesus o Messias, o Filho de Deus. O fato de Maria conceber sem ainda estar morando com José indica que o nascimento de Jesus é obra da intervenção de Deus. Aquele que vai iniciar uma nova história.
Neste Evangelho, aprendemos dela o significado de "perturbação", o desejo de se maravilhar com Deus: embora fosse virgem, se tornou Mãe; Isabel também já estava no sexto mês de gravidez, apesar da sua velhice (Lc 1,36). A perturbação permitiu a Maria deixar tudo nas mãos de Deus; a sua disponibilidade permitiu desabrochar em si “Aquele”, tão esperado pelos povos o Sim.
Esta primeira atitude de Maria ensina-nos, a festa de Nossa Senhora do Rosário, a confiar na intercessão da Virgem Mãe, através da reza do terço. Tudo o que pode parecer impossível, humanamente, apenas pelas forças humanas, mediante a graça de Maria, todas as batalhas da vida, internas ou externas, podem ser vencidas.
Somos exortados pelos papas a recitar o Rosário como excelente meio de crescimento espiritual. Paulo VI nos sugere: “Por sua natureza, a recitação do Rosário requer um ritmo tranquilo e certa demora em pensar, que favoreçam, naquele que ora, a meditação dos mistérios da vida do Senhor, vistos através do coração daquela que mais de perto esteve em contato com o mesmo Senhor”.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!