Evangelho de Jesus Cristo notícias a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado
Vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacríficos!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 13,1-9): Naquele tempo, vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado, misturando seu sangue com o dos sacríficos que ofereciam. Jesus lhes respondeu: “Vós pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos o outros galileus, por terem sofrido tal coisa? Eu vos digo que não. Mas se vós não vos converterdes, ireis morrer todos do mesmo modo.
E aquele dezoito que morreram, quando a torre de Siloé caiu sobre eles? Pensais que eram mais culpado do que todos os outros moradores de Jerusalém? Eu vos digo que não. Mas, se não vos converterdes, ireis morrer do mesmo modo”.
E Jesus contou esta parábola: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha. Foi até ela procurar figos e não encontrou. Então disse ao vinhateiro: Já faz três anos que venho procurando figos nesta figueira e nada encontro. Corta-a! Por que está ela inutilizando a terra? Ele porém, respondeu: Senhor, deixa a figueira ainda este ano. Vou cavar em volta dela e colocar adubo. Pode ser que venha dar fruto, Se não der, então tu a cortarás”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, “vieram algumas pessoas trazendo notícias a Jesus a respeito dos galileus que Pilatos tinha matado”, na verdade são duas tragédias oferecem para Jesus fazer um apelo à conversão. Deram a Jesus uma informação: Pilatos havia matado um grupo de galileus. Outra notícia é acrescentada pelo próprio Jesus: a torre de Siloé tinha caído e matado dezoito pessoas.
A conclusão de Jesus surpreende e choca: “Se vocês não se converterem, morrerão todos da mesma forma”. Não se trata de caçar pecadores ou imaginar que Deus castiga os malfeitores. Os fenômenos da natureza seguem seu curso, suas leis. O que importa é cada olhar para si mesmo e examinar como está sua relação com Deu e com o próximo.
A parábola da figueira indica o nível de tolerância do Pai misericordioso. Ele sempre espera que a “ovelha desgarrada” volte ao seu rebanho. As oportunidades são dadas. Não se pode desperdiça-las. É importante salienta que, em Jesus, Deus sempre dá uma última chance.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!