Evangelho de Jesus Cristo festa de casamento em Caná da Galileia
Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seu discípulos acreditaram nele!
Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 2,1-11): Naquele tempo houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento. Juntos com seus discípulos.
Faltou vinho, e a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”! Jesus respondeu: “Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou”. A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: “Façam o que ele mandar”.
Havia aí seis pote de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. Jesus disse ao que serviam: “Encham de água esses potes.” Eles encheram os potes até a boca. Depois Jesus disse: “Agora tirem e levem ao mestre-sala". Então levaram ao mestre-sala.
Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram ele que tiraram a água. Então o mestre-sala chamou o noivo e disse: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora”. Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seu discípulos acreditaram nele.
Palavra de salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, festa de casamento em Caná da Galileia. O evangelista João relata este episódio por causa do seu aspecto simbólico: o casamento é o símbolo da união de Deus com humanidade, realizada de maneira definitiva na pessoa de Jesus, Deu-e-Homem. Sem Jesus, a humanidade vive uma festa de casamento sem vinho.
Maria, aliviando a situação constrangedora, simboliza a comunidade que nasce da Fé em Jesus, e as últimas palavras que ela diz neste Evangelho são um convite: “Façam o que Jesus mandar”. São João o autor do Evangelho não fala em milagres, mas em sinais, não quer exaltar o fato em si, mas o que está por trás dele: revelar a glória de Jesus para que os discípulos acreditem nele.
Jesus e seus discípulos foram convidados para a festa de casamento, a mãe de Jesus também estava presente. Ao longo da festa, o vinho veio a faltar. A mãe de Jesus intercede ao Filho em favor dos noivos e dos convidados. Festa sem vinho é uma festa incompleta. Jesus é apresentado como o noivo da comunidade.
A Mãe tem um importante papel na família, em todos os lugares. Ela é perspicaz e sensível diante das necessidades. Aqui ela desempenha a função de convidar para fazer o que o Mestre pedir. Nós, católicos temos uma devoção e um carinho todo especial para com Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Entre muitos títulos, no Brasil é conhecida como Nossa Senhora Aparecida.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!