Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo festa de casamento em Caná da Galileia

Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seu discípulos acreditaram nele! 

Evangelho de Jesus Cristo festa de casamento em Caná da Galileia
Evangelho de Jesus Cristo Foto ECC José Filho Lopes


Evangelho de Jesus Cristo segundo João (Jo 2,1-11): Naquele tempo houve uma festa de casamento em Caná da Galileia, e a mãe de Jesus estava aí. Jesus também tinha sido convidado para essa festa de casamento. Juntos com seus discípulos. 

Faltou vinho, e a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”! Jesus respondeu: “Mulher, que existe entre nós? Minha hora ainda não chegou”. A mãe de Jesus disse aos que estavam servindo: “Façam o que ele mandar”.  

Havia aí seis pote de pedra de uns cem litros cada um, que serviam para os ritos de purificação dos judeus. Jesus disse ao que serviam: “Encham de água esses potes.” Eles encheram os potes até a boca. Depois Jesus disse: “Agora tirem e levem ao mestre-sala". Então levaram ao mestre-sala. 

Este provou a água transformada em vinho, sem saber de onde vinha. Os que serviam estavam sabendo, pois foram ele que tiraram a água. Então o mestre-sala chamou o noivo e disse: “Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbados, servem o pior. Você, porém, guardou o vinho bom até agora”. Foi assim, em Caná da Galileia, que Jesus começou seus sinais. Ele manifestou a sua glória, e seu discípulos acreditaram nele. 

Palavra de salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, festa de casamento em Caná da Galileia. O evangelista João relata este episódio por causa do seu aspecto simbólico: o casamento é o símbolo da união de Deus com humanidade, realizada de maneira definitiva na pessoa de Jesus, Deu-e-Homem. Sem Jesus, a humanidade vive uma festa de casamento sem vinho.  

Maria, aliviando a situação constrangedora, simboliza a comunidade que nasce da Fé em Jesus, e as últimas palavras que ela diz neste Evangelho são um convite: “Façam o que Jesus mandar”. São João o autor do Evangelho não fala em milagres, mas em sinais, não quer exaltar o fato em si, mas o que está por trás dele: revelar a glória de Jesus para que os discípulos acreditem nele. 

Jesus e seus discípulos foram convidados para a festa de casamento, a mãe de Jesus também estava presente. Ao longo da festa, o vinho veio a faltar. A mãe de Jesus intercede ao Filho em favor dos noivos e dos convidados. Festa sem vinho é uma festa incompleta. Jesus é apresentado como o noivo da comunidade.  

A Mãe tem um importante papel na família, em todos os lugares. Ela é perspicaz e sensível diante das necessidades. Aqui ela desempenha a função de convidar para fazer o que o Mestre pedir. Nós, católicos temos uma devoção e um carinho todo especial para com Maria, Mãe de Jesus e nossa Mãe. Entre muitos títulos, no Brasil é conhecida como Nossa Senhora Aparecida. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.