Evangelho de Jesus Cristo Eu vim para lançar fogo sobre a terra
Quando Jesus disse que veio “lançar fogo sobre a terra”. Na linguagem dos profetas, fogo é sinal de julgamento definitivo de Deus!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 12,49-53): Naquele tempo: disse Jesus aos seus discípulos: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isso se cumpra!
Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, vida dinamismo, transformação pessoal e social são valores que certamente estavam no pensamento de Jesus quando ele disse que veio “lançar fogo sobre a terra”. Na linguagem dos profetas, fogo é sinal de julgamento definitivo de Deus.
Por sua morte e ressurreição, Jesus mostrou qual é o projeto de Deus. Tal projeto levará a uma decisão, que provocará divisões até mesmo na família. O fogo simboliza também o Espirito Santo (At 2,3-4). Ele é a força renovadora que dura, liberta as pessoas e transforma as relações humanas.
Diante das mudanças suscitadas pelo Espirito, as pessoas se posicionam a favor de Jesus ou contra ele. O velho Simeão já havia profetizado: “Este menino será um causa de queda e reerguimento de muito em Israel. Ele será um sinal de contradição” (Lc 2,34).
A missão de Jesus, desde o Batismo até a Cruz é anunciar e tornar presente o Reino de Deus, entrando em choque com as concepções dominantes na sociedade. Por isso, é preciso tomar uma decisão diante de Jesus, e isso provoca divisões até mesmo nos relacionamento familiar.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!