Evangelho de Jesus Cristo estava chegando o tempo de ser levado para o Céu
No Evangelho, estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o Céu. Então ele tomou a firma decisão de partir para Jerusalém!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 9,51-56), naquele tempo, estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o Céu. Então ele tomou a firma decisão de partir para Jerusalém, e enviou mensageiros a sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para conseguir alojamento para Jesus.
Mas os samaritanos não o receberam, porque Jesus dava a impressão de quem se dirigia para Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do Céu para acabar com eles?” Jesus, porém, voltou-se e os repreendeu. E partiram para outro povoado.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, Jesus inicia o seu caminho para Jerusalém. Nessa viagem, Lucas mostra a pedagogia de Jesus, que vai iniciando o caminho para aqueles que querem unir-se a ele. Tal processo por ele iniciado vai provocar sérios conflitos com aqueles que querem mudar o rumo da história.
Por enquanto, nem os samaritanos entendem que Jesus vai a Jerusalém para salvar-los. E os discípulos não imaginavam que Samaria será um dos primeiros lugares que eles evangelizarão ao saíram de Jerusalém (At 1,8).
Assim devemos viver também, mesmo que experimentemos no caminho que nos leva a Deus a oposição ou a rejeição, o desprezo ou a marginalização por ser fiel ao Senhor. Segundo o Papa Francisco: “O verdadeiro progresso da vida espiritual não consiste em multiplicar os êxtases, mas em saber perseverar nos tempos difíceis: caminhar, caminhar, caminhar; se estiver cansado, pare um pouco e volte a andar, com perseverança”.
Em segundo lugar, diante da rejeição dos Os samaritanos, Tiago e João querem fazer descer fogo do céu (cf. Lc 9,54). O Senhor os repreende por seu zelo indiscreto. Devemos nos lembrar da paciência que Deus tem conosco, e ser pacientes com nossos irmãos em seu caminho para Deus, mesmo que eles não respondam imediatamente à sua graça. Deus quer que todos os homens sejam salvos e deu seu único Filho na cruz por todos. Deus esgota todas as possibilidades de se aproximar de cada homem e espera com divina paciência o momento em que cada coração se abre à sua Misericórdia. (Evangelho Net).
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!