Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Escolheu doze aos quais deu o nome de apóstolos

Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos! 

Evangelho de Jesus Cristo Escolheu doze aos quais deu o nome de apóstolos
Missão da Paroquia Imaculada Conceição Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 6,12-19): Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.  

Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Estavam muito dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.  

Palavra de Salvação  

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, Jesus “chamou seus discípulos escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos”. Simão, um dos doze apóstolos, teria pertencido ap grupo dos zelotas. Estes constituíam uma seita judaica que representava o extremo fanatismo nacional. Se de fato Simão pertenceu a esse grupo considerado subversivo pelos judeus, é admirável o fato de Jesus buscar, também aí nesse meio, um seguidor e futuro missionário do Evangelho. 

Jesus escolhe os doze apóstolos, que formarão o núcleo da comunidade nova que ele veio criar. A palavra apóstolo significa aquele que Jesus envia para continuar a sua obra.  

Judas Tadeu aparece no elenco dos doze apóstolos e só se conhece uma intervenção dele no Evangelho de São João (Jo 14,22). É tido como o autor da Carta de Judas “apenas um capítulo com trinta e três versículos”. Se hoje os veneramos é porque também desejamos aquilo que eles fizeram anunciaram o Evangelho de Jesus Cristo. 

Jesus é incansável pregador do Evangelho, escolheste como teus colaboradores os apóstolos São Simão e São Judas. A eles ensinaste, com palavras e exemplos, as linhas fundamentais do Reino de Deus. E eles perseveraram até o fim, selando com o martírio a doação da própria Vida.   

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.