Evangelho de Jesus Cristo envio vocês como ovelhas no meio de lobos
Disse Jesus aos seus discípulos, levam a mansidão, a pobreza, o espirito de paz. Sem exigências, “comendo e bebendo o que tiverem”. Curam os doentes e anunciam o Reino de Deus!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 10,1-12), naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois, e os enviou à sua frente, dois, a dois a toda cidade e lugar aonde ele devia ir. E lhe dizia: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que envie trabalhadores para sua colheita.
Vão! Eis que envio vocês como ovelhas no meio de lobos. Não levem bolsa, nem sacola, nem sandálias. E não se demorem para cumprimentar ninguém pelo caminho. Em qualquer casa onde entrarem, digam primeiro: “A paz esteja nesta casa”! Se aí houver um amigo da paz, sobre ele repousará a paz de vocês. Caso contrário, ela voltará para vocês. Fiquem nessa casa, comendo e bebendo o que tiverem, pois o trabalhador tem direito ao seu salário. Não fiquem passando de casa em casa.
E em qualquer cidade onde entrarem e forem recebidos, comam o que servirem a vocês. Curem os doentes que nela houver e lhes digam: “O Reino de Deus está próximo de vocês”. Mas em qualquer cidade onde entrarem e não forem recebidos, saiam pelas praças e digam: “Até a poeira da cidade de Vocês, que se grudou em nossos pés, nós a sacudimos para deixá-la para vocês. Saibam, porém, que o Reino de Deus está próximo. Eu lhes digo: Naquele Dia, haverá menos rigor para Sodoma do que para essa tal cidade”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, Jesus envia seus discípulos “como ovelhas no meio de lobos”. A perspectiva de rejeição. Entretanto, é possível entrever um movimento carregado de esperança: evangelizar é transformar uma sociedade de lobos numa sociedade de irmãos.
Com efeito, os discípulos levam a mansidão, a pobreza, o espirito de paz. Sem exigências, “comendo e bebendo o que tiverem”. Curam os doentes e anunciam o Reino de Deus. Recebem a justa retribuição pelo trabalho, e batem os pés como gesto de julgamento contra os inimigos do Reino.
Naturalmente, essa benéfica transformação entra em choque com o egoísmo de muitos e a estruturas sociais injustas. Diante do panorama um tanto sóbrio da missão, os discípulos não precisam recuar de medo. Eles vão em nome de Jesus: “O Senhor, os enviou à sua frente”. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!