Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Ai de vós, porque construís os túmulos do profeta

Disse o Senhor. “Ai de vós, porque construís os túmulos do profeta; no entanto, foram vossos pais que os mataram!

formação Catequese Evangelho de Jesus Cristo Ai de vós, porque construís os túmulos do profeta
Formação Catequese foto Pascom de Guassussê

 

Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 11,47-54): naquele tempo, disse o Senhor. Ai de vós, porque construís os túmulos do profeta; no entanto, foram vossos pais que os mataram. Com isso, vós sois testemunhas e aprovais as obras de vossos pais, pois eles mataram os profetas e vó construís os túmulos. 

E por isso que a sabedoria de Deu afirmou: Eu lhes enviarei profeta e apóstolos, e eles matarão e perseguirão alguns deles, a fim de que se peçam contas a esta geração do sangue de todos os profetas, derramado desde a criação do mundo, desde o sangue de Abel até o sangue de Zacarias, que foi morto entre o altar e o santuário. Sim, eu vos digo: serão pedidas contas disso a esta geração. 

Ai de vós, mestres da Lei porque tomaste a chave da ciência. Vós mesmos não entrastes, e ainda impedisse os que queriam entrar”. Quando Jesus saiu daí, os mestres da Lei e os fariseus começaram a tratá-lo mal, e a provocá-lo sobre muitos ponto. Armavam ciladas, para pegá-lo de surpresa, por qualquer palavra que saísse de sua boca.  

Palavra de Salvação  

Reflexão do Evangelho 

 No Evangelho, alguns mestre da Leis estavam na casa do fariseu que convidara Jesus para uma refeição. Era cada vez mais forte sua rejeição das ideia de Jesus, e saíram dali decididos a fazer tudo para impedir que Ele continuasse ensinado. Não aceitavam sua mensagem e não queria que outros a colhessem. 

Jesus reprova o comportamento dos fariseus porque levam vida na falsidade. Apresentam uma imagem de gente honesta, no entanto disfarçadamente aprovam a morte dos profetas, como fizeram seus antepassados. Na mesma linha dos profetas colocasse Jesus, a legitima voz de Deu na história humana. 

Jesus também será eliminado, e seus apóstolos, perseguidos. Aos especialista da Leis, Jesus chama a atenção porque se apoderam da “chave da ciência”. Sentem-se donos das Escrituras, mas não as entendem e ainda atrapalham o povo simples que gostaria de enten-las 

O saber usado como meio de dominação é uma forma de injustiça e um dos obstáculos à fraternidade universal. Mais do que compreensível a reação dos fariseus e dos especialistas da Lei. Jesus pagará caro por sua franqueza e coerência com a verdade. E por causa disso pões em risco sua própria vida, ao censurares as atitudes malévolas dos dirigentes do povo.     

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.