Evangelho de Jesus Cristo Ai de vós, fariseus, porque pagais o dizimo da hortelã
O Senhor disse: Ai de vós, fariseus, porque gostai do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas!
Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 11,42-46): Naquele tempo, disse o Senhor: “Ai de vós, fariseus, porque pagais o dizimo da hortelã, da arruda e de todas as outra ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo.
Ai de vós, fariseus, porque gostai do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas, Ai vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quis os homens andam sem saber”.
Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Metre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, Jesus reprova os fariseus porque eles: Apegam-se a preceitos minúsculos, mas esquecem mais importante, isto é, a justiça e o amor de Deus. “Buscam honras nas sinagoga e na praças pública”. Contaminam, com seus vícios, as pessoa que deles se a próxima.
Quanto os especialista da Lei, Jesus os acusa de sobrecarregas o povo com suas leis enquanto eles mesmos se esquivam delas. E que davam muito importância a observância secundárias e descuidavam o essencial.
O profeta Miqueias dizia: “O homem, já foi explicado o que é bom e o que o Senhor exige de você: praticar o direito, amar a misericórdia, caminha humildemente com seu Deus” (Mq 6,8).
Os fariseus se punham como piedosos, fervorosos e cumpridores da Lei. Cultivam o rito externo e não rito do amor, da caridade e da misericórdia. Gostavam e desejavam prestígio e distinção. A proposta de Jesus foi diferente, e não os agradou, por voltava-se para os simples, humildes e abandonados. Nós também precisamos estar atentos para não desejarmos o que Jesus já reprovou.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!