Ao Vivo

Santa Missa em honra a Peregrinação da Relíquia de Madre Rosa Gattorno em Guassussê

Nas Sagradas Escritura, podemos encontrar exemplos que nos remete à veneração pelas relíquias. O respeito pelas relíquias é, uma devoção com raízes Bíblicas! 

Santa Missa em honra a Peregrinação da Relíquia de Madre Rosa Gattorno em Guassussê
Relíquia de Madre Rosa Gattorno Foto Pascom de Guassussê


Neste domingo dia 15 de setembro de 2024, Santa Missa em honra a Peregrinação da Relíquia de Madre Rosa Gattorno na Igreja Matriz da Paroquia Imaculada Conceição em Guassussê. Rosa nasceu no dia 14 de outubro de 1831, em Gênova, Itália, em uma família da alta burguesia. Em 6 de maio de 1900. Entra na paz do Senhor. 

As relíquias são restos dos corpos dos santos ou beatos. Num sentido mais amplo se incluem objetos que os santos e beatos utilizaram durante a sua vida ou ainda objetos que foram tocados nas relíquias. Ao reconhecer a Santidade de seus fiéis, a Igreja Católica permite que objeto de uso pessoal ou fragmentos do corpo dos Santos seja honrado, venerados. Por isso pedimos à intercessão dos Santos e alcançamos inúmeras graças. 

Exemplo de Veneração na Bíblia 

Nas Sagradas Escritura, podemos encontrar exemplos que nos remete à veneração pelas relíquias. O respeito pelas relíquias é, uma devoção com raízes Bíblicas. Por exemplo, Moisés, ao sair do Egito “levou consigo os os ossos de José”. Também no novo Testamento comprovamos como uma mulher expressa sua Fé e obtém a cura tocando na túnica de Jesus. Podemos ler em (Mt 9,20-22). 

Os objetos tocados por São Paulo, lenços as roupas que havia usados, realizavam curas milagrosas. Isso pode ser lido em (At 19,11-12. E mais não só as relíquias, mas até a sombra de São Pedro curava aos enfermos (At 5,15). Desde os primeiros séculos da Igreja se veneram os restos dos mártires e dos santos. O Concilio de Trento no “ano de 1545” nos convida a reconhecer as pessoas que testemunharam Jesus Cristo. 

As relíquias são notáveis pela sua antiguidade, arte e culto; elas se encontram expostas à veneração dos fiéis na Igrejas ou oratórios, em altares fixos, e não podem ser vendidos. Não é que a posse destes objetos represente um pecado por si só, mas é preciso entender a doutrina e as recomendações da Igreja, para que não nos tornemos devotos de objetos que nos afastam da Fé Católica, aproximando-nos do fanatismo. 

No dia 8 de dezembro de 1866 com a benção do padre Pio IX funda em Piacenza, o Instituto das Filhas de Sant'Ana. Madre Rosa Gattorno entendeu-se o instituto pela América Latina e África. Hoje, encontra-se presente nos cincos continentes. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.