Evangelho de Jesus Cristo O Filho do Homem é Senhor do Sábado
Davi entrou na casa de Deus, pegou e comeu dos pães oferecidos a Deus, e ainda os deu a seus companheiros!
Evangelho de Jesus Cristo (Lc 6,1-5), naquele tempo, num dia de sábado, Jesus estavam passando por uns campos de trigo. Os discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que vocês estão fazendo o que não é permitido em dia de sábado”? Jesus respondeu: “Então vocês não leram o que Davi e seus companheiros fizeram quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou e comeu dos pães oferecidos a Deus, e ainda os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é Senhor do Sábado”.
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, o Filho do Homem é Senhor do Sábado. Jesus está acima das Leis, mesmo religiosas, que os homens elaboram. Ele relativiza essas Leis, mostrando que elas não têm sentido quando impedem o homem de ter acesso aos bens necessários para a própria sobrevivência.
Na Antiga Aliança, o sábado era reservado ao culto religioso e ao descanso; ninguém estava autorizado a trabalhar. Nem mesmo os animais (Ex 20,8-11; Dt 5,12-15). Jesus não falta com o respeito ao sábado. É que ele pães o ser humano acima das prescrições sabáticas. Assim, ele liberta da doença algumas pessoas, em dia de sábado.
Neste episódio, os fariseus confundem colheita da produção agrícola com o simples catar algumas espigas para matar a fome “Necessidade urgente e inadiável”. Jesus corrige a mentalidade dos fariseus dizendo que eles desconhecem as Escrituras, que eles tanto prezam e citam: “Vocês nunca leram o que fez Davi quando estava com fome”?
Jesus é maior que Davi, que eles muito admiram e valorizam: “O Filho do Homem é Senhor do Sábado. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!