Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo Levantou para fazer a leitura. do livro do profeta Isaías

Enviou-me para anunciar a libertação aos presos e a recuperação da vista aos cegos, para dá liberdade aos oprimidos, e para anunciar o ano de graça do Senhor! 

Evangelho de Jesus Cristo Levantou para fazer a leitura. do livro do profeta Isaías
Evangelho de Jesus Cristo Foto Pascom de Guassussê


Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas (Lc 4,16-30) naquele tempo, Jesus foi para Nazaré, onde tinha sido criado. No sábado entrou na sinagoga, como era seu costume, e se levantou para fazer a leitura. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías. Abrindo o rolo, ele encontrou o lugar onde está escrito: “O Espirito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para anunciar a Boa Notícia aos pobres. Enviou-me para anunciar a libertação aos presos e a recuperação da vista aos cegos, para liberdade aos oprimidos, e para anunciar o ano de graça do Senhor. Depois fechou o livro, o entregou ao ajudante e sentou-se. E todos os olhos na sinagoga estavam fixos nele. 

Jesus então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir”. E todos falavam bem dele, e se admiravam com as palavras cheia de graça que saíam de sua boca. E diziam: “Não é este o Filho de José?”  

Jesus lhes disse “Com certeza vocês vão me dizer aquele provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua pátria, todas as coisas que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Eu lhes garanto: Nenhum profeta é aceito em sua pátria. Em verdade, eu lhes digo: Havia muitas viúvas em Israel nos dias de Elias. O Céu então ficou fechado por três anos, de modo que houve grande fome sobre toda a terra. Mais Elias não foi enviado a nenhuma delas, e sim a uma viúva de Sarepta, na Sidônia. E havia muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi purificado, a não ser o sírio Naamã”. 

Quando ouviram isso, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e expulsaram Jesus da cidade. E o levaram até o alto do morro sobre o qual a cidade estava construída, para fazê-lo cair lá de cima. Jesus porem, passando pelo meio deles, seguia seu caminho. 

Palavra de Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, Jesus se levantou para fazer a leitura. Foi-lhe dado o livro do profeta Isaías (61,1-2)É um retrato do Messias e de sua missão libertadora. Tudo decorria tranquilamente, até que Jesus surpreendeu a todos aplicando a si o que acabava de ler: Hoje se cumpriu essa passagem da Escritura”. 

Houve cochichos e comentários. Alguns ficaram “admirados” com suas palavras cheia de graças. Entretanto, Jesus sente q1ue muitos concidadãos não o aceitam como Messias. Aproveita para valorizar a Fé e a conversão de estrangeiros, os pagãos. Desperta a indignação de muitos da assembleia, que levados por fúria descontrolada, tentam joga-lo no precipício. 

Jesus escapa ileso. Sua missão está traçada: ele conquistará multidões de pobres e marginalizados para o Reino de Deus, porém será acompanhado pela inseparável sombra da perseguição. Quando Jesus ingressas na vida pública como Messias enviado pelo Pai, para libertar os pobres e marginalizados. Infelizmente, teus concidadãos não foram capazes de te acolher como o libertador anunciado por Isaías. 

Jesus aplica a passagem de Isaías a si mesmo, no ano da graça eram perdoadas todas as dívidas e se redistribuíam fraternalmente toda terra. Jesus encaminha a humanidade para uma situação de reconciliação e partilha, que tornam possíveis a igualdade, a fraternidade e a comunhão. Louvado seja Nosso Senhora Jesus Cristo. 

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.