Evangelho de Jesus Cristo, Se teu irmão pecar contra Ti
Disse-lhe Jesus, pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali no meio deles!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 18,15-20), naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mais em particular, a sós contigo! Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvidos, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no Céu, e tudo que desligardes na terra será desligado no Céu. De novo eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está no Céus.
Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali no meio deles.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, para o bem da vida comunitária, Jesus propõe orientação claras. Se algum irmão pecar, não se deve espalhar o seu erro, nem excluí-lo da convivência. Primeiro, é conversar com ele discretamente. Caso persista no pecado, envolver mais irmãos. Finalmente não havendo reconciliação, entregar o caso à comunidade.
Esse processo de compreensão e perdão fraterno salienta a importância da vida comunitária harmoniosa. No esforço de criar ambiente de fraternidade, ela se identifica com a comunidade cristã. Então, tudo o que resolverem em comum será conforme a vontade de Pai celeste, “será ligado no Céu”.
Perdão, amor, oração discernimento são requisito antes de querer afastar da comunidade um irmão que errou. Não há limite para o amor, por isso, também não há limite para o perdão, pois perdoar e amar. Jesus nos diz e não somente a Pedro que é preciso perdoar setenta vezes sete, ou seja, perdoar sempre. Em seguida, mostra a atitude de quem está está disposto a conciliar, com o rei que foi acertaras contas com seu empregados. Mas um deles não quis agir de mesmo modo. Deus só não perdoa um coração incapaz de Amar.
A nossa história cristã é marcada por grandes homens e mulheres que se fizeram servidores no amor. Como São Maximiliano M. Kolbe, sacerdote de nosso tempo, entregou sua vida ao martírio, para salvar da morte um pai de família. Tornou-se mais uma vítima da terrível perseguição nazista. Como sacerdote exerceu seu ministério na Ásia e na Europa.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!