Evangelho de Jesus Cristo, Quem é o maior no Reino dos Céus
Disse-lhe Jesus, “quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe"!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 18,1-5.10.12-14), naquele tempo, os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles e disse: Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus.
Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior no Reino dos Céus. E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe.
Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois em vos digo que os seus anjos nos céus veem sem cessar a face do meu Pai que está nos Céus. Quem vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam.
Do mesmo modo, o Pai que está nos Céus não deseja que nenhum desses pequeninos.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, “quem é o maior no Reino dos Céus”. Falar sobre maior supões a existência de menor. Quase todos o povo sabiam ou tinham experimentados como funcionova um império: acima de todos, o grande chefe; os demais, seus súditos. No Reino de Jesus, essas categorias caem por terra.
O pequeno, o simples, o insignificante, o marginalizado, estes são os que contam para Deus, desde que se abram para fazer a vontade do Pai celeste. Do mesmo modo, Deus tem olhar de predileção e total cuidado com a “ovelha perdida”, é o pecador que está longe do rebanho de Cristo. Valorizar os pequeninos é honrar a Deus.
Recuperar o irmão que se desvia do bom caminho é agir como o pastor que busca a ovelha perdida. Não podemos saber quantos homens e mulheres estão longe de Deus, tentando fugir dele. O que podemos saber é que Deus está sempre a procura delas. Não erraremos apostando que o amor do Pai acabará vencendo.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!