Ao Vivo

Evangelho de Jesus Cristo, Pedro Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo

Jesus, então ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias! 

Evangelho de Jesus Cristo, Pedro Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo


Evangelho de Jesus Cristo (Mt 13, 13-23), naquele tempo, Jesus chegou a região de Cesaréia de Filipe, e perguntou aos seu discípulos: “Quem dizem os homens que é o Filho do Homem? Eles responderam: “Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros ainda, que é Jeremias, ou alguns dos profetas”. Então Jesus perguntou-lhes “E vocês, quem dizem que eu sou”? Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Jesus disse: “Você é feliz, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que lhe revelou isso, mas o meu Pai que está no Céu.  

Por isso eu lhe digo você é pedro essa pedra construirei a minha Igreja, e o poder da morte nunca poderá vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino do Céu, e o que você ligar na terra será ligado no céu, e o que você deligar na terra será desligado no Céu”. Jesus, então ordenou aos discípulos que não dissessem a niguém que ele era o Messias. 

E Jesus começou a mostra aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos chefes dos sarcerdote e dos doutores da Lei. E que devia ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Então Pedro levou Jesus para um lado e o repreendeu, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor”! Jesus porém, voltou-se para Pedro e disse: “Fique longe de mim, Satanás! Você é uma pedra de tropeço para mim, porque não pensa as coisas de Deus, mas as coisa dos homens”! 

Palavra de Salvação 

Reflexão do Evangelho 

No Evangelho, a profissão de Fé em Jesus feita por Pedro; a confirmação deste apóstolo como porta voz da comunidade. Jesus quer saber o que seus seguidores mais próximos pensam dele, de sua pessoa. Pedro, em nome do grupo, intervém e reconhece que Jesus, mais do que simples profeta, e a  revelação verdadeira do Pai. A resposta do apóstolo traz essência da Fé: Jesus é o Messias, o Filho de Deus. 

Pela sua resposta pelo Pai, Pedro é proclamado feliz, pois testemunha a fé da comunidade, e recebe as chaves para abrir as portas do Reino de Deus a todos os que desejarem ter acesso a ele. Jesus concede a Pedro o exercício da autoridade sobre a comunidade, autoridade de ensinar e de excluir ou introduzir os homens.  

Para que Pedro possa exercer tal função, a condição fundamental é ele admitir que Jesus não é messias triunfalista e nacionalista, mas o Messias que sofrerá e morrerá na mão das autoridades do seu tempo. Caso contrário, ele deixa de ser Pedro para ser Satanás. Pedro será verdadeiro chefe, se estiver convicto de que os princípios que regem a comunidade de Jesus são totalmente diferentes daqueles em que se baseiam as autoridades religiosas do seu tempo. 

O povo não tinha clareza sobre a indentidade de Jesus. Pedro, por revelação divina, afirma que “és o Messias o Filho de Deus vivo”. Em contrapartida, Jesus lhe confias o governo da tua Igreja. Jesus queremos te conhecer cada vez mais e fazer parte da tua comunidade.  

Nenhum comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!

Tecnologia do Blogger.