Evangelho de Jesus Cristo, Parábola das dez Jovens e suas Lâmpada
Disse Jesus aos seus discípulos: Em verdade eu vos digo: Não vos conheço! Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 25,1-13), naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes.
As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo com sigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: O noivo está chegando. Ide a seu encontro! Então as dez jovens se levantaram e preparam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpada estão se apagando.
As previdentes responderam: De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: Senhor! Senhor! Abre-nos a porta! Ele, porém respondeu: Em verdade eu vos digo: Não vos conheço! Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, nesta parábolas, o noivo é Jesus, que virá no fim da história. As dez jovens representam as comunidades cristãs, que devem sempre estar preparadas para o encontro com o Senhor, mediante a prática da justiça.
o Reino de Deus é a chegada da Salvação, em ambas as suas etapas, e sempre imprevisível. Jesus insiste que devemos estar sempre atentos, para não deixar passar nenhuma oportunidade de graça e de salvação. Somente assim poderemos dar ao Senhor a resposta pronta quando nos visitar e convidar.
O núcleo desta parábola é o versículo (13): “Estejam vigilantes”. O noivo da comunidade “Igreja” é Jesus. As jovens prudentes representam as pessoas que acolhem a proposta de Reino e se mantêm ativas na prática do amor e da justiça. Elas esperam, para o grande banquete, o noivo que demora, mas não se descuidam do óleo. Quando o Senhor vier, no fim dos tempos, ou na hora da passagem para eternidade, elas poderão participar da festa eterna.
As jovens imprevidentes são as pessoas que, distraídas e alheias aos valores do Reino de Deus, não podem entrar para o banquete nupcial do Cordeiro. Melhor do que ouvir sonoro “Não conheço vocês”, será realimentar o óleo da Fé com a prática da justiça em favor do próximo. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!