Evangelho de Jesus Cristo o Reino do Céu é uma Rede lançada ao Mar
Então Jesus acrescentou: “E assim, todo doutor da Lei que se torna discípulos do Reino do Céu é como pai de família que tira do seu baú coisa novas e velhas!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 13,47-53) naquele tempo, disse Jesus à multidão: O Reino do Céu é como uma rede lançada ao mar. Ela apanha peixe de todo tipo. Quando está cheia, os pescadores puxam a rede para a praia, sentem-se escolhem: os peixes bons vão para os cestos. Os que não prestam são jogados fora. Assim acontecerá no fim dos tempos: os anjos virão para separar os homens maus dos que são bons. E lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí eles vão chorar e ranger os dentes.
“Vocês compreenderam tudo isso”. Eles responderam: “Sim”. Então Jesus acrescentou: “E assim, todo doutor da Lei que se torna discípulos do Reino do Céu é como pai de família que tira do seu baú coisa novas e velhas.”
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, a consumação do Reino se realiza através do julgamento que separa os bons dos maus. Os que vivem a justiça anunciada por Jesus tomarão parte definitiva no Reino; os que não vivem serão excluídos para sempre. É preciso decidir desde já.
As parábolas revelam o segredo de Deus para aqueles que têm Fé. Por isso, o doutor da Lei que se torna discípulos de Jesus é capaz de ver a ligação entre o Antigo e o Novo Testamento. Em Jesus tudo se renova e toma novo sentido.
O Reino do Céu está aberto a todos. Entretanto, tem suas exigências. Em seus ensinamentos, Jesus deixa claro que a busca do Reino supõe a pratica da justiça e do amor, o desapego dos bens materiais, o exercício da fraternidade e as relações de perdão e de paz. Os contravalores abarcam a injustiça e seus derivados; egoísmo, opressão, enriquecimento ilícito, atentado a vida, em fim tudo que prejudica o próximo.
Cada pessoas toma consciência do bem e do mal e livremente faz sua escolha; com isso escolhe também o fim que a espera. O bem será recompensado por Deus, e o mal condenado. Mas lembre-se todo dia é tempo para pegar a estrada do bem.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!