Evangelho de Jesus Cristo, Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna
Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-me"!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 19,16-22), naquele dias, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna”? Jesus respondeu: “Por que me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se queres entra na vida entrar na vida, observa os mandamentos”. O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não mataras, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás false testemunho, honra teu Pai e tua Mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”.
Jovem disse a Jesus: Tenho observado todos esse coisas. Que ainda me falta”? Jesus respondeu: “Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no Céu. Depois, vem e segue-me". Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.
Palavra de Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, “Mestre, que devo fazer de bom para possuir a vida eterna”. O moço, de alto nível social, procura Jesus porque quer a vida nova que Jesus anuncia. E Jesus tem para jovem um convite pessoal: se quer fazer o que Deus espera, deve abrir mão de todos os seus bens, e tornar-se seu discípulo.
Esse Evangelho trás uma cena sem final feliz. Aquele jovem estar satisfeito com a posse de muitos bens. A riqueza diminui nossa condição de enfrentar novos desafios e conquistar outros horizontes. Deixamos de crescer e nos contentamos com a vidinha monótona, asfixiante.
Deixamos de voar e só enxergamos o pequeno circulo de amigos com as quais conversamos sobre os mesmos assuntos nos finai de semana. Nossos ouvidos permanecem surdos aos famintos que batem à nossa porta. Nossa dimensão espiritual permanece adormecida.
O jovem rico poderia beneficiar uma multidão de pessoas. A ele Jesus pedia, além do cumprimento dos dez mandamentos, que o seguimento que implicava despojamento dos bens materiais. A proposta de Jesus não o convenceu. A riqueza governava seu coração. Jesus só queria que o jovem passar da mera observância dos mandamentos ao “caminho de perfeição” em vista do Reino de Deus.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!