Evangelho de Jesus Cristo Quero Misericórdia e não sacrifício
Se tivésseis compreendido o que significa: Quero a misericórdia não o sacrifício, não tereis condenados os inocentes!
Evangelho de Jesus Cristo (Mt 12,1-8) naquele tempo, Jesus passou no meio de uma plantação num dia de sábado. Seus discípulos tinha fome e começaram a apanhar espigas para comer. Vendo isso os fariseus disseram-lhe: “Olha, os teus discípulos estão fazendo o que não permitido fazer em dia de sábado”!
Jesus respondeu-lhes: nunca leste o que fez Davi, quando ele e seus companheiros sentiram fome? Como entrou na casa de Deus e todos comeram os pães da oferenda que nem a ele nem aos seus companheiros era permitido comer, mais unicamente aos sacerdotes?
Ou nunca lestes na Lei, que em dia de sábado, no Tempo, os sacerdotes violam o sábado sem contrair culpa alguma? Ora, eu vos digo: aqui está quem é maior que Tempo. Se tivésseis compreendido o que significa: Quero a misericórdia não o sacrifício, não tereis condenados os inocentes. De fato o Filho do homem é Senhor do sábado.
Palavra da Salvação
Reflexão do Evangelho
No Evangelho, disse-lhe Jesus, quero misericórdia e não sacrifício. Mateus a cresenta um exemplo para mostrar que a Lei do sábado não é absoluta. Jesus, como nova presença de Deus entre os homens, é maior que o Templo, e é Senhor do sábado. Por isso, ele tem poder para relativizar a Lei, propondo a misericórdia como atitude fundamental de Deus para com os homens.
A Lei judaica antiga proibia fazer colheita no sábado, um dia de total descanso, sinal da aliança com Deus (Ex 34,24; Dt 23,25) . São ações diferentes, mas os fariseus colocavam tudo no mesmo plano e censuravam Jesus. Citando dois episodios da Escritura, Jesus lhes mostra que, por motivos justificativos, há situações ou atitudes que não ferem a Lei sabática.
Jesus ao dizer que é “Senhor do sábado”, afirma que as leis deve estar a serviço da vida humana. Citando as Escrituras, comprovas que, em casos extrema necessidade, pode-se agir sem violar as normas estabelecidas.
Além disso, os fariseus precisam aprender o que significa “Quero Misericórdia, e não sacrifício”. O que Deus espera de cada pessoas não é a mera observância da Lei, mas a solidariedade, o socorro necessário é o salvamento de uma vida.
Nenhum comentário
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião da Rádio JC Guassussê!